Gruta de São Miguel, MS

Local: Gruta de São Miguel, MS

Descrição do local:
Ao chegar no passeio você poderá observar pássaros e animais silvestres como araras, quatis, cutias, entre outros. O acesso às grutas é feito por trilha suspensa em meio ao cerrado com vista para as copas das árvores e paradas em um mirante com visão panorâmica.

Por ser uma cavidade seca você caminhará ao lado das formações de espeleotemas como estalactites, estalagmites, colunas, travertinos, coralóides e terá a oportunidade de observar a coruja suindara que habita o interior da caverna.

Como chegar: Através do google maps é possível traçar uma rota de onde você estiver até o local.
A Gruta São Miguel está localizada a mais ou menos 18 km do centro de Bonito – contado normalmente da praça principal. Saindo da cidade pela rua principal, você vai chegar em uma espécie de rotatória. Nela pegue a saída da esquerda. As placas vão indicar a Gruta São Miguel e também a Gruta Lago Azul. Você deverá virar à esquerda exatamente no ponto onde existe uma árvore grande no meio da rua. Seguindo pela estrada, logo você vai chegar na entrada da fazenda onde fica a Gruta de São Miguel, à direita.

Dicas:
Use roupas leves e tênis confortável (chinelos não são recomendados);
Repelente e protetor solar são aconselháveis por conta da caminhada inicial;
No receptivo você vai ter banheiro à disposição e alguns produtos para comprar;
Separe cerca de 2h horas para esse passeio, já que não é muito demorado. Uma ótima alternativa é agendar também a visita à Gruta Lago Azul, que fica bem próxima.

);