4º Festival Gastronômico de Arraias

O Museu do Cerrado foi parceiro do 4º Festival Gastronômico de Arraias que aconteceu em 2020 em homenagem as mestras da culinária cerratense. Foi um evento organizado de forma inclusiva e segura para que todos conheçam e desfrutem dessa imensa riqueza que é o saber fazer culinário, herança feminina e por vezes silenciada em nossa história.

O “GOsTO – um punhado de mandioca e um bocado de Cerrado”, criado em 2017, é um projeto de extensão e pesquisa que fomenta a conservação do bioma Cerrado por meio da perpetuação do saber fazer da culinária tradicional, especialmente no território do nordeste goiano e do sudeste do Tocantins.

O projeto se desenvolve por meio de grupos de estudos, pesquisas, imersões e capacitações a partir do principal produto, o Festival Gastronômico de Arraias.

O GOsTO valoriza e fomenta a perpetuação das práticas culinárias tradicionais e o modo de saber/fazer que são passados de geração para geração. Acreditamos que nas práticas culinárias estão as memórias, as histórias e a identidade de um povo. Assim, a gastronomia surge para dar visibilidade às práticas já utilizadas de forma comum no cotidiano das comunidades tradicionais.

Valorizar a cultura é valorizar a memória, a história e o saber fazer dos povos. Seus rituais religiosos estão quase sempre ligados a preparos culinários específicos.

Site: https://www.gostocerrado.com/