Maria Divina Cabral, raizeira cigana Calon.

Diva nasceu na cidade de Mineiros (GO) em 25 de setembro de 1954 e viveu boa parte de sua vida nos lombos dos cavalos, trafegando por várias cidades da região Centro-oeste. No início da década de 70 fixou residência com sua família e parte da comunidade em Rondonópolis (MT), que se tornou a maior comunidade cigana de Mato Grosso. No estado, a etnia reúne em torno de 300 pessoas.

A cigana rezadeira é respeitada e ouvida por todos devido à sua experiência e sabedoria na condução e salvaguarda de diversos costumes, narrativas e saberes da filosofia kalon. Sua participação e influência não se limita a Rondonópolis, chegando a outras comunidades Calon de municípios como Tangará da Serra, Cuiabá, Sinop, Guiratinga, Pedra Preta, Campo Novo dos Parecis e Alto Araguaia.

Conhecedora de uma variedade de plantas medicinais do cerrado e da floresta amazônica, Diva usa os saberes da medicina tradicional Calon para atender também aos não-ciganos. Atualmente, a Calin mora em uma modesta residência de três cômodos, na Vila Poroxo e ajuda a todos que chegam com rezas, benzeções, aconselhamentos e remédios naturais. 

Diva foi recentemente referenciada como mestre da cultura mato-grossense. Com o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: ontem, hoje e amanhã”, a Associação Estadual das Etnias Ciganas (AEEC-MT) celebra a história e as contribuições de Diva Cabral às tradições ciganas e ao enriquecimento da diversidade cultural do estado.

Filha de Lázaro Alves Pereira e Lourdes Rodrigues Pereira, casou-se dentro da tradição cigana, com o seu primo (filho da irmã do pai), Jair Alves Cabral, construindo e mantendo um profundo conhecimento da filosofia Calon e seu sistema de ação e organização sociocultural. Mãe de duas filhas, Selma e Cleide, avó de quatro netas (Lorraine, Suiani, Leidiane e Cristiane) e três bisnetas (Cristina, Paula e Isabela); atualmente é a principal raizeira e benzedeira cigana no Estado, mantendo viva a medicina tradicional Calon. Integrante do conselho de anciãos e membro fundadora da AEEC-MT, Diva é respeitada e ouvida por todos da comunidade, por sua experiência e sabedoria na condução e salvaguarda de diversos costumes, narrativas e saberes da filosofia cigana.  

);