Gruta dos Palhares - Sacramento - MG

Gruta em arenito localizada no município de Sacramento – MG, inserida no Cadastro Nacional das Cavidades da Sociedade Brasileira de Espeleologia com o código MG 299, tendo como base os estudos realizados pela Sociedade Excursionista e Espeleológica – SEE em 1950 e em 1989.

Ela é conhecida desde o final do século XIX e já foi visitada por pessoas ilustres como Monteiro Lobato e Alberto Santos Dumont, cuja assinatura se encontra na parede esquerda do salão, tendo ainda informações sobre pichações.

Em 1977 foi criado no Parque Municipal da Gruta dos Palhares e nos anos seguintes foi implantada uma infra-estrutura turística, iniciando-se nessa época a captação de água do riacho que nasce dentro da gruta para suprir as necessidades das instalações do parque.

No lado direito do salão da entrada, existe um pequeno santuário visitado por romeiros principalmente no dia 1º de Maio quando se comemora o aniversário de Eurípedes Barsanulfo, ilustre sacramentense (http://www.ceeb.org.br/vivo/c_euripedes2.htm ).

 

SACRAMENTO é um município da unidade federativa Minas Gerais. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado.

 

);