Museu Virtual da Lusofonia

O Museu Virtual da Lusofonia é uma plataforma de cooperação acadêmica, em ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua portuguesa e das suas diásporas, e se estende também à Galiza e à Região Autónoma de Macau, reunindo num esforço comum Universidades, com projetos de investigação e de ensino pós-graduado na área das Ciências da Comunicação e dos Estudos Culturais, assim como associações culturais e artísticas, todos interessados, universidades e associações, na construção e no aprofundamento do sentido de uma comunidade lusófona. 

Sendo uma plataforma virtual, o Museu Virtual da Lusofonia tem também a pretensão de ser um mecanismo que convide à participação ativa dos cidadãos, na disponibilização de registos, no comentário às ‘obras’ preservadas no museu, na (re)construção de uma memória coletiva. 

A participação dos cidadãos começará na fase de construção das coleções do museu. Espera-se que: 

a recolha de ‘obras’ a registar no museu (fotografias, registos sonoros, registos audiovisuais, textos, músicas, registos dos patrimónios arquitetónico e etnográfico…) seja feita junto das populações dos países lusófonos com a sua participação ativa; 

o registo de histórias e estilos de vida seja feito na maior aproximação possível a todos os grupos sociais dos países lusófonos; 

todo o trabalho de levantamento e análise envolva ativamente profissionais da educação, políticos, agentes culturais e artísticos, jornalistas e outros profissionais dos média, historiadores, sociólogos e investigadores de comunicação. 

Missão 

Promover o conhecimento por parte dos países lusófonos das suas inúmeras formas de expressão artística e cultural, que devem ser reunidas, preservadas e difundidas, quer dentro do contexto lusófono, quer a nível internacional. 

Objetivos 

:: Articular as competências da tecnologia digital com a preservação, pesquisa e divulgação do património histórico-cultural lusófono. 

:: Contribuir para a ampliação do conhecimento recíproco entre os países lusófonos, aproximando os seus povos e permitindo a construção de um futuro mais informado, onde prevaleça o diálogo intercultural e o respeito pela herança cultural e singularidade do outro. 

 

Vejam a exposição virtual “Mercado Central de Belo Horizonte – Um “pedacinho” do Brasil no coração de Minas Gerais” 

Disponível em: 

 

Belo Horizonte é um município da unidade federativa de Minas Gerais. Seu território é composto 28% pelo bioma Cerrado e 72% pelo bioma Mata Atlântica. 

 

Contatos: 

Edifício dos Congregados da Universidade do Minho, Campus de Gualtar 4710-057 Braga, Portugal