Cerrado em jogo

Objetivo

Levar conhecimento sobre a fauna local no Cerrado 

– Incentivar a reflexão e a discussão sobre o que é o Cerrado e sua relação dos seres humanos com o bioma.  

Quem pode jogar? 

Pode ser jogado por crianças, jovens e adultos e, embora envolva habilidades de leitura e raciocínio, pode ser apresentado a crianças ainda não-alfabetizadas, que têm se interessado bastante pelo jogo em razão das fotografias dos animais.  

 Para incluí-lo em atividades escolares, é recomendado que as turmas sejam divididas em grupos com até 8 alunos, com um baralho por grupo. É interessante também que o professor se atente às reações dos alunos durante o jogo para promover discussões em seguida. 

Como jogar  

Podem participar de 2 a 8 jogadores. Cada carta apresenta valores numéricos relativos a 5 características do animal: popularidade (escala de 1 a 5, definida a partir da quantidade de resultados disponibilizados em buscas no Google), peso médio, filhotes (média por ninhada), anos de vida (máximo), risco de extinção (escala de 1 a 5). A cada rodada, um jogador escolhe um desses tópicos e compara o valor da sua carta com o da carta dos demais jogadores. Quem tiver o maior valor ganha a rodada e as cartas dos outros jogadores. Vence o jogo aquele que ganhar todas as cartas do baralho ou que possuir a maior quantidade de cartas quando o tempo de jogo for encerrado. 

Como imprimir  

O Cerrado em Jogo é disponibilizado para download gratuito em dois locais para imprimir as cartas : 

Existem 3 versões: colorida, parcialmente colorida, e em escala de cinza. Todas as versões estão em formato A4, podendo ser impressas em impressora comum (doméstica) ou em um serviço gráfico. As páginas podem ser impressas frente e verso, basta se atentar à paginação: 

 

FRENTE 

VERSO 

Página 1 (informações) 

Página 2 (informações) 

Páginas 3, 4, 5 e 6 (frente das cartas) 

Páginas 8, 9, 10 e 11 (verso das cartas) 

Página 7 (frente das cartas, incluindo as cartas de regras e ficha técnica) 

Página 12 (verso das cartas, incluindo as regras) 

 

Para garantir maior firmeza e durabilidade das cartas, é recomendada a utilização de papel couché (300g) ou papel fotográfico. Caso a impressão seja feita em papel sulfite, uma forma de deixar as cartas mais firmes é imprimir a frente e o verso separados e colar um papel-cartão entre eles.