Biblioteca Virtual Cora Coralina do CEF 04 de Brasília
Em 2020 a pandemia do coronavírus, COVID-19, levou profissionais da educação de todo o mundo a repensarem e reorganizarem as suas práticas pedagógicas a fim de ofertarem o chamado ensino remoto aos(às) estudantes, garantindo, assim, o direito deles(as) à educação.
Neste contexto, as professoras atuantes na Biblioteca Cora Coralina do CEF 04 de Brasília, criamos a Biblioteca Virtual Cora Coralina na plataforma Google Sala de Aula, como uma ação do nosso projeto que visa colaborar com a formação do gosto pela leitura e da reflexão crítica dos(as) estudantes por meio da realização de atividades pedagógicas pautadas na leitura, na arte e na cultura.
Equipe da Biblioteca
Adriana Miranda (Componente Curricular: História e Sociologia)
Viviane Dias (Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura)
Projeto do Google Classroom
Organizamos nossos horários de trabalho remoto individual e coletivo, adequando-nos, assim, aos horários de nossas regências de sala de aula presenciais; • Professora Viviane: postagens matutino • Professora Adriana: postagens vespertino.
Definimos que faríamos postagens 3 vezes por semana (cada professora) e em nossos respectivos contraturnos faríamos as coordenações (pesquisas, cursos e elaboração do material postado), além de reuniões (semanais ou não) para
definirmos nosso cronograma mensal. Caso haja alguma data comemorativa importante, realizamos uma semana de postagens síncronas do tema combinado, otimizando a interação entre professoras e estudantes. Ao final da semana, disponibilizamos 1 hora para a realização de encontros do Clube de Leitura Virtual com os(as) estudantes da escola.
Fizemos postagens organizadas em TÓPICOS de acordo com o assunto, pois aumenta a visibilidade do material para os(as) estudantes e, consequentemente, a funcionalidade do ambiente. Demos preferência por textos médios, não muito longos nem extensivos sobre os assuntos abordados.
Nos valemos da diversidade de linguagens inseridas aos anexos: verbal e não verbal (emojis, imagens ilustrativas ao texto, livros em pdf, músicas, vídeos ou filmes). Sempre realizando correlação ao que foi explicado/exposto/orientado no texto escrito.
É importante dizer que as postagens foram e são realizadas a partir do feedback dos(das) estudantes, tentando-se, desse modo, direcionar o nosso trabalho pedagógico a atender às necessidades de nosso contexto discente. Exemplos: Grande número de estudantes apresentam dificuldades de elaboração e interpretação de textos, logo, direcionamos postagens que trabalhem e estimulem soluções para tais problemas. Responder comentários (públicos ou particulares) estimulando a reflexão também é um caminho interessante que auxilia nossa proposta, além de aumentar a interatividade do ambiente.
Dentre os assuntos abordados, temos o da Educação Socioambiental, ao qual não somente reservamos um Tópico específico, como também o abordamos ao longo de diversas publicações na Biblioteca Virtual, em outras temáticas que alcançam de forma inerente a transversalidade desse tema. Por exemplo, no Tópico “Povos indígenas”, temos uma publicação que explica que eles são os guardiões das florestas. No tópico “Questões de Gênero”, no Dia da Mulher, foi feita uma publicação sobre a Wangari Maathai, professora e ativista ambiental do Quênia que fundou a Organização Não Governamental Green Belt Movement voltada para a plantação de árvores, conservação ambiental e direitos das mulheres. Seu trabalho e sua luta a transformaram na primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Como se trata de postagens realizadas a partir de pesquisa e com o propósito de aliar ao Currículo escolar ou enriquecê-lo com esse tema transversal, serão, portanto, expositivas e orientativas em relação ao assunto abordado.
CLUBE DE LEITURA VIRTUAL
São encontros realizados via Google Meet, com duração de uma hora, com alunos dos 6ºs e 7ºs Anos (professora Viviane) e 8ºs e 9ºs Anos (professora Adriana), para discussão e análise de livros, textos, músicas, filmes etc. disponibilizados previamente na Plataforma da Sala de Leitura. Os(as) estudantes podem propor, também previamente, material para nossos encontros.
Como exemplos, com referência a essa temática socioambiental, a professora Viviane trabalhou o livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry (com 6ºs e 7ºs Anos), o qual oferece um leque de questionamentos sobre o assunto. Foi trabalhado também o “Guia Prático de Autocuidado na pandemia”, material produzido pelo Hospital Albert Einstein, o qual visa promover o bem-estar físico e emocional dos(as) estudantes e sua relação com o meio ambiente. A professora Adriana trabalhou alguns textos e obras literárias, como: Capitães da Areia, de Jorge Amado (com 8ºs e 9ºs), bem como, propiciou o estudo da vida e da obra de autores(as) que trataram de questões socioambientais, como José de Alencar.
ORGANIZAÇÃO DE LIVES DO CEF 04 DE BRASÍLIA JUNTO A EQUIPE GESTORA E/OU EDUCADORES
Desde a implementação do ensino remoto em 2020 até o momento, as professoras que trabalham na biblioteca virtual em questão têm organizado lives junto à equipe gestora e/ou educadores. Tais lives têm o propósito de abordar temas relevantes com a comunidade escolar. Para tanto, são convidados especialistas em diversas áreas, bem como, os estudantes têm a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula sob orientação de professores.
A abordagem de temas socioambientais tem tido destaque nessas lives que são realizadas nos sábados letivos, pois nesses dias os familiares dos estudantes têm maior disponibilidade para estarem presentes participando. Nesse contexto, citamos aqui as lives realizadas nos dias 27/03/2020 e no dia 11/09/2021. Na primeira, Rosângela Corrêa, professora do departamento de educação da Universidade de Brasília e diretora do Museu do Cerrado falou sobre o cerrado ser o berço das águas do Brasil e, na segunda. o poeta e ambientalista Marcelo Benini falou sobre o projeto que coordena, GAE – Guardiães de Águas Emendadas.
PARCERIAS COM PROFESSORES(AS) DA ESCOLA CEF 04 DE BRASÍLIA
os(as) professores(as) fizeram uso de materiais postados na íntegra para realizarem trabalhos propostos por eles nas disciplinas de PD1 e História. A Sala de Leitura está aberta a novas parcerias e propostas metodológicas de futuros trabalhos com os(as) alunos(as).
Algumas propostas de trabalho com os(as) professores(as):
Os(As) professores(as) solicitam temas para nossa postagem. É realizada pesquisa a respeito do tema solicitado e material em PDF e outros formatos são disponibilizados permanentemente no Ambiente Virtual a fim de que os(as) estudantes façam suas pesquisas e/ou trabalhos.
Os(As) professores(as) escolhem uma ou mais postagens (ou um Tópico) já realizadas para desenvolver sua proposta em sua Sala de Aula, sempre oportunizando aos(às) estudantes o uso da Sala de Leitura Virtual. O ideal seria disponibilizar o link da postagem no ato da proposta pedagógica de seu interesse para que o(a) estudante visite a Sala de Leitura Virtual.
Os(As) professores(as) propõem aos(às) estudantes a leitura livre, ou seja, ficando a cargo destes escolherem uma postagem de seu interesse para executar seu trabalho de acordo com a proposta do(da) seu(sua) professor(a).
Em consonância com alguma disciplina ou não, a Sala de Leitura pode promover a realização de debates, palestras, saraus ou cursos livres (via Google Meet).
A Sala de leitura Virtual é uma Sala de Aula Virtual, logo, exige o mesmo código de conduta e responsabilidade de atuação em ambiente escolar de ambos os lados: professores(as) e alunos(as).
Assim, os desafios encontrados serão os mesmos de uma sala de aula presencial, com o agravante de que, neste momento, temos que nos munir de, além de nossos conhecimentos pedagógicos já existentes, também de novas perspectivas e instrumentos (tecnológicos ou não) para trilharmos com êxito esse novo caminho que surgiu.
EXEMPLOS DE TÓPICOS E POSTAGENS
A Biblioteca Virtual é uma Sala de Aula Virtual, logo, exige o mesmo código de conduta e responsabilidade de atuação em ambiente escolar de ambos os lados: professores(as) e estudantes.
Assim, os desafios encontrados serão os mesmos de uma sala de aula presencial, com o agravante de que, neste momento, temos que nos munir de, além de nossos conhecimentos pedagógicos já existentes, também de novas perspectivas e instrumentos (tecnológicos ou não) para trilharmos com êxito esse novo caminho que surgiu.
Alguns dos tópicos e postagens realizadas foram:
Dia do Cerrado: Trabalhos dos(as) estudantes;
O descarte adequado de máscaras e luvas salva a vida de diversos animais;
“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago – Stop-Motion;
Consumo responsável e alimentação.
A Biblioteca Virtual Cora Coralina tem se constituído como um importante espaço de alocação de materiais sobre questões socioambientais, bem como de troca de conhecimentos e de diálogo sobre tais questões.
Para tanto, as professoras que lá trabalham assumiram o papel de mediadoras da leitura, o que permite que os(as) estudantes se expressem, apresentem seus pensamentos, suas ideias e seus questionamentos, o que colabora com a sua formação cidadã.
Tal formação passa por sua reflexão-crítica sobre temas socioambientais e, esperamos, pela ação futura de indivíduos que buscam solucionar problemas nesta área tanto reivindicando direitos e agindo de forma ética quanto propondo soluções sustentáveis para o local onde vivem e quiçá para o planeta.
Quadra SQS 113 Área Especial, Asa Sul Brasília – DFCEP: 70376-000
Telefone: (61) 3901-2498
Email para contato: cef04bsb@yahoo.com.br