Ipeartes
O Ipeartes é uma entidade criada pela Seduce para dar suporte ao Projeto “Alto Paraíso: Território do Bem Viver”. A iniciativa foi instituída por meio do decreto 8.824/2016, promulgado pelo Governo de Goiás. Trata-se de norma que estabelece Acordo de Cooperação Técnica para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. A parceria conta com assinatura da Prefeitura de Alto Paraíso e da Associação Awaken Love.
O Instituto surgiu como piloto da educação estadual nessa perspectiva e se consolida a partir de uma visão holística do desenvolvimento humano, baseada no ODS #4 da ONU, que tem como objetivo geral “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. Para alcançar tal propósito, foi criada a “Plataforma de Educação do Bem Viver”, que envolve um conjunto de ações comprometidas com os Projetos de Escola Inovadora e Cidade Educadora.
A bandeira da Educação Integral é a força motriz do Ipeartes, uma vez em que este se preocupa com a garantia de uma formação integrada aos diversos níveis de realidade e percepção existentes. Explora, nesse sentido, não apenas as dimensões cognitivas e intelectuais dos processos de ensino-aprendizagem, mas também seus aspectos afetivos, estéticos, éticos, físicos, emocionais, espirituais, ambientais, culturais e sociais, guardando, assim, relações diretas com a proposta do evento em questão. Para tanto, adota ainda como princípios a Arte Educação, a Cultura de Paz, a Educação em Direitos Humanos para a Diversidade e a Sustentabilidade e busca trabalhar, em todos os seus projetos, a Responsabilidade, o Respeito, a Presença, a Humildade e a Empatia.
A busca pela inovação de conteúdos e formatos é uma constante do trabalho do Ipeartes e suas ações visam atender as demandas apresentadas pelas comunidades, respeitando suas especificidades. Desenvolve atualmente atividades voltadas ao ensino formal (da Educação infantil à Educação de Jovens e Adultos) e não formal, estando presente em diferentes instituições escolares da Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, que inclui as cidades de Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João da Aliança.
Em Alto Paraíso, além da área urbana, atua também nas comunidades da Vila de São Jorge, Moinho, Sertão e Cidade da Fraternidade, a maior parte delas localizada na zona rural.
Na educação não formal, o destaque vai para ações como o Coletivo Jovem, a Olimpíada de Humanidades, além de projetos e cursos livres realizados na sede do próprio instituto em Alto Paraíso, bem como outras efetuadas em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA).