Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília
A Diretoria de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Brasília, composta pelas Gerências de Oficinas Pedagógicas, de Apoio Educacional e de Biblioteconomia, é responsável pela coordenação e execução de programas de sensibilização da comunidade escolar e sociedade em geral para a preservação e conservação do meio ambiente, além do resgate e valorização de conhecimentos tradicionais das populações do Cerrado por meio do contato com a natureza.
Os visitantes podem desfrutar de trilhas que atravessam diferentes fitofisionomias do Cerrado. Algumas apresentam placas que identificam as espécies vegetais mais comuns. Em todos os roteiros são destacados aspectos relevantes à preservação e conservação do Bioma Cerrado.
Existem espaços onde os grupos atendidos podem aprender sobre práticas sustentáveis, como a Casa de Permacultura, o Jardim de Cheiros e a Biblioteca do Saber, local para realização de oficinas e também para o projeto Tela Verde – desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA, que disponibiliza mais de 80 vídeos sobre temas ambientais.
A Educação Ambiental também apoia ações de prevenção a incêndios, fazendo campanhas junto à vizinhança para evitar a queima de podas e de lixo em seus lotes.
Os educadores ambientais do JBB atendem escolas da rede pública e particular de ensino, universidades e grupos em geral, agendados previamente. Os estudantes e o público em geral têm oportunidade de percorrer as trilhas e aprender sobre a flora e a fauna do Cerrado. O trabalho realizado com os visitantes possui abordagem científica em diálogo com saberes tradicionais.
A visita guiada orienta para o acesso a uma ideia geral sobre o bioma em que vivemos, complementando na vivência o conteúdo teórico ministrado pelos espaços de educação formal. Os atendimentos acontecem de terça a quinta-feira nos períodos da manhã ou da tarde e na sexta-feira no período da manhã .
Existem dois padrões de visita:
- Visita com atendimento de um educador do próprio JBB, disponível para grupos de, no máximo, 45 estudantes. Os alunos devem ter mais de 12 anos.
- Visita com acolhimento, que seria apenas uma recepção para reforçar orientações sobre o JBB e seus espaços. Cada grupo deve ter no máximo 120 pessoas para não sobrecarregar as instalações.
A visita com Atendimento do educador do JBB dura no mínimo 1 hora. Entretanto, quanto maior a disponibilidade da turma, maior será a possibilidade de ampliar o aprendizado. A equipe do JBB desenvolveu alguns roteiros de visitação, mas pode haver adequações de acordo com o tamanho e necessidades do grupo e objetivos da visita. Geralmente o Cerrado é o eixo de todos os roteiros. Uns focados mais em fauna, flora e fitofisionomias, outros focados mais em conservação, água, solo e ecologia.
A equipe da Educação Ambiental está trabalhando para oferecer atendimentos aos estudantes com menos de 12 anos. Será necessário concluir algumas adequações de espaços e equipe.
Nas visitas com Acolhimento a responsabilidade pedagógica é da escola.
Orientações gerais:
O agendamento deve ser feito com no mínimo dez dias de antecedência, por email: (eajardimbb@gmail.com);
Ou pelos telefones: (61) 3248-0987 / (61) 99317-6202.
É preciso enviar as seguintes informações:
- Nome da Instituição
- Local (RA)
- Faixa etária dos estudantes
- Quantidade de estudantes
- Telefone de contato
A taxa de visitação é de R$5,00. O pagamento é feito pelo responsável da escola no dia da visita. Professores e monitores também pagam. Escolas públicas, projetos sociais e instituições filantrópicas são isentos.
O transporte é de responsabilidade da escola.
O grupo pode trazer lanche para um piquenique em local específico após atividade. Recomenda-se a utilização de alimentos com a menor quantidade de embalagem possível como, por exemplo, frutas e verduras, com o intuito de evitar a poluição do JBB e consequentes prejuízos para a flora e fauna nativas.
Recomendamos, ainda, que os visitantes venham com roupa confortável, sapato fechado, chapéu ou boné e além de uma garrafa para água e protetor solar.
O principal é vir com o coração e mente abertas para conhecer um pouco mais do nosso bioma, o Cerrado.
Para saber mais sobre a visita orientada, acesse o link: http://www.