Projeto aVoar Cerrado

O projeto aVoar Cerrado, apresentado neste portal, é uma iniciativa de educação e divulgação científica, baseada na avifauna do bioma Cerrado. Trata-se de uma iniciativa pedagógica que busca aproximar a sociedade e o fazer científico, através de práticas de Ciência Cidadã voltadas para a popularização da observação de aves, por meio de diversos produtos: o próprio portal e seu conteúdo didático-científico; um aplicativo denominado aVoar Cerrado, que explora técnicas de Inteligência Artificial, gamificação, aprendizagem colaborativa em rede e geolocalização; um podcast de conversas com observadores de pássaros de Brasília e, por fim, um livro infantil em que o personagem Eduardo Peçanha se envolve em mais uma aventura, desta vez o misterioso sumiço dos passarinhos da mata em volta de sua casa. Como toda proposta de educação e divulgação científica, esperamos que a iniciativa leve professores e estudantes a se interessarem pelas áreas científicas que perpassam o projeto (Biologia, Ornitologia, Tecnologia Educativa, Inteligência Artificial) e que esses produtos possam ser integrados em situações educativas, tanto na escola, quanto fora dela. Bons voos!

Disponível em:

https://avoarcerrado.unb.br/

Esse projeto é fruto da colaboração entre o Laboratório Ábaco da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, o Laboratório do Museu Biológico do Instituto Butantan e a rede AvistarBrasil. Recebeu apoios da FAPDF (Processo  00193-00001049/2021-66), e do CNPq, por meio dos processos 404657/2022-2 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022) e 440160/2023-5 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023).

Contextualização pedagógica

O ensino da Biologia pode ficar mais interessante e atrativo se os alunos tiverem acesso a experiências práticas, aproveitando o ambiente próximo às suas escolas para atividades aparentemente simples, como a observação de aves. No Brasil, o potencial dessa atividade é enorme, afinal, aqui existem mais de 1.990 espécies de aves. Observar esses vertebrados alados possibilita aos estudantes o contato com situações concretas relacionadas a temas de conservação, ecologia, zoologia, comportamento e evolução, por exemplo, que costumam ser discutidos em sala de aula apenas de forma teórica.

Essa abordagem vinculada à interpretação da realidade na qual os alunos estão inseridos está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza que o aprendizado ativo ocorre quando se transcende a memorização e os estudantes são expostos a situações educativas que privilegiam a reflexão e a investigação. Pois quando se está em campo observando e coletando dados sobre as aves, esses dinossauros vivos, a reflexão e a investigação são fenômenos comuns, que acontecem em consequência da própria atividade.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, além da capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), também a de transformá-lo. Já no Ensino Médio, há competências específicas a serem desenvolvidas, dentre as quais as de se analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da vida, da Terra e do cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis, investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo.

Conheça as aves para melhor observá-las

Para observar aves é fundamental conhecer as espécies da sua região e, assim, identificá-las através de características como o tamanho, os hábitos, as cores, seu canto etc. Esse mini-guia apresenta algumas das espécies que ocorrem no Cerrado e podem ser observadas em comedouros, parques e espaços naturais.

Disponível em:

 

https://avoarcerrado.unb.br/index.php/passarinhar/mini-guia