Semana da Infância e Cultura de Paz

A Semana da Infância e Cultura de Paz é a contribuição da Aliança pela Infância no incentivo a ações, inspirações, experiências e mobilizações coletivas que promovam a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Com o tema “Somos sol e natureza”, a SPAZ acontece, em 2021, entre os dias 11 e 17 de outubro.

Essa abordagem reconhece que a cultura de paz está associada ao desenvolvimento infantil pleno e digno, num contexto ambiental e social mais harmonioso no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Em 1997, a ONU estabeleceu o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Neste contexto, a contribuição da Aliança pela Infância com a Semana da Infância e Cultura de Paz acontece desde 2020.

Somos sol e natureza

Em 2021, o tema escolhido para a Semana da Infância e Cultura de Paz reconhece que o desenvolvimento infantil pleno e digno está diretamente relacionado a um contexto ambiental e social mais equilibrado, no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Em tempos de tanta inquietude e violência, é preciso mudar a forma como nos relacionamos com o planeta Terra. Por isso, trazemos a imagem do sol, grande foco de luz que dá calor e vida à natureza e lembramos que também a infância representa a luz que acolhe e humaniza a vida que se perpetua e se recria a cada momento.

Somos todos natureza e podemos cultivar relações pautadas na cultura de paz ao olhar para o nosso corpo, nos reconectando e reconhecendo nossos ciclos internos, além de buscar uma convivência harmoniosa com o ambiente e em sociedade, a partir do respeito às diferenças e da valorização da diversidade. Com esse tema, queremos propor uma conversa sobre o papel “curativo” da natureza, de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos.

Em termos práticos, o tema “Somos sol e natureza” propõe que o adulto – cuidador, família, educador, ou em qualquer outro papel – se reconheça como um agente desses valores da cultura de paz e da não violência, procure oferecer à criança condições de cultivar esse vínculo da infância com a natureza, apreciando com ela a generosidade com que a natureza nos acolhe.

Dentro do possível, ainda com as limitações da pandemia, que tal tirar uma semana para explorar com as crianças o milagre das sementes, o desenho das nuvens, as árvores que florescem na estação, e tantas outras formas de mostrar a serenidade com que a natureza vive seus ciclos, ainda que eles possam também ser fortes e transformadores?

Aliança pela Infância propõe uma reflexão sobre este papel “curativo” da natureza, não no sentido mágico de solução de problemas, mas de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos. Nesta edição, também sugerimos como abordagens:

Os valores da cultura de paz cultivados desde a infância e como eles promovem uma outra relação com a natureza, ensinam mais empatia com os seres vivos e promovem uma relação respeitosa com tudo que nos cerca;

• A relação da paz com o direito das crianças a um ambiente saudável, seguro, com acesso a água limpa e saneamento básico;

• O reconhecimento da sabedoria das populações indígenas em sua relação com a natureza:  o que podemos aprender com os povos originários sobre a Terra e seu papel essencial de preservação da biodiversidade, rios, nascentes e solo, considerando a convivência harmoniosa entre os povos e a floresta?

• A importância da natureza no ambiente de creches e espaços de educação infantil: que tal explorar as áreas abertas, para que o movimento e a curiosidade das crianças possam se expandir, e professores tenham condições de acolher a expressão do brincar?