Programa de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC)

O Programa de Educação Ambiental em Unidades de Conservação (EdUC) visa ressignificar os espaços dos Parques Ecológicos/Unidades de Conservação (UC) como espaços educadores para que a comunidade restabeleça sua relação de pertencimento ao local, auxiliando na valorização das UC do DF.

 

O Programa é composto por 2 projetos: (1) Ambiente-se e (2) Parque Educador. São projetos de receptivo de visitantes nas Unidades de Conservação, com atendimento específico e diferenciado.

 

Confira abaixo mais informações sobre o Programa:

 

Ambiente-se

Ambiente-se é o projeto de receptivo de alunos de escolas públicas, particulares, grupos organizados diversos e usuários das Unidades de Conservação (UC), para a realização de ações de educação ambiental. Por meio deste projeto, qualquer cidadão interessado pode receber atendimento qualificado, trocar experiências e compartilhar saberes a respeito da conservação ambiental no DF.

Os atendimentos são realizados pela equipe de Educação Ambiental do IBRAM, professores da SEEDF e Agentes de Parque do IBRAM. O receptivo é composto por diversas atividades de Educação Ambiental que variam de UC para UC e de grupo para grupo. Entre elas, destacam-se: trilhas guiadas, oficinas de reciclagem de papel, contação de histórias, palestras, visita a museu ambiental, entre outras.

 Este projeto está presente nas seguintes UC: Estação Ecológica Águas Emendadas e Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico Águas ClarasParque Ecológico e Vivencial Riacho FundoParque Três Meninas (Samambaia), Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará), Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) e Parque Ecológico Dom Bosco (Lago Sul).

 

Saiba mais sobre o Projeto em Agendamentos.
Mais informações: educ.ibram@gmail.com

 
– Projeto Parque Educador

O projeto Parque Educador tem como foco principal o receptivo de alunos de escolas públicas do DF para a realização de ações de educação integral, ambiental e patrimonial. As atividades são desenvolvidas por Professores especializados disponibilizados pela Secretaria de Educação.

O diferencial deste projeto de receptivo é que cada turma inscrita participará de um ciclo de visitas, caracterizando-se como um projeto continuado para cada escola participante, o que possibilita um processo de sensibilização mais profunda dos alunos.

 

Este projeto está presente nas seguintes UC: Estação Ecológica Águas Emendadas/Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), Parque Ecológico Águas Claras, Parque Três Meninas (Samambaia), Parque Ecológico Saburo Onoyama (Taguatinga), Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo e Parque Ecológico Dom Bosco/CPS.

 

Mais informações: educ.ibram@gmail.com