Movimento SOS Cerrado
O Movimento S.O.S Cerrado é um grupo de voluntários engajados em pensar o bioma Cerrado: preservação e recuperação ambiental (quando for possível). Para isso o grupo utiliza de várias ferramentas como estudos e pesquisas, denúncias, divulgação científica, ação de conscientização, enfim, busca possíveis soluções para a manutenção do ecossistema Cerrado e dos seus recursos finitos, como, por exemplo, a água.
O grupo reúne importantes nomes ligados as causas ambientais como: o professor Altair Sales, fundador do Memorial do Cerrado, o geólogo argentino Maximiliano Bayer e o gestor ambiental, Marcos Cabral. E juntaram-se a eles: a administradora Meirinalva Maria Pinto, coordenadora geral do Movimento, o contador João Pedro Alves Filho, o jornalista Nielton Soares, coordenadores auxiliares do Movimento, Uarian Ferreira, superintendente da Associação AMARBRASIL, José Aluízio Ferreira Lima, presidente da OSCIP PULSARVDIDA, dentre biólogos, professores, estudantes e outras dezenas de renomados colaboradores.
O S.O.S Cerrado não recebe verbas públicas nem está vinculado a partidos políticos. É totalmente apartidário e aberto a qualquer pessoa interessada em contribuir com os trabalhos do grupo. O Movimento está se estruturando para desenvolver: plano de trabalho colaborativo, portal eletrônico de Gestão do Conhecimento e do plano, e posteriormente a organização de grupos e subgrupos temáticos voltados para estudos e pesquisas científicas e a promoção de ações concretas de mobilização junto à sociedade e ao governo.
Por compreender que não basta apenas apontar os problemas que o grupo vem buscando soluções possíveis de recuperação e conservação do bioma Cerrado com total embasamento na pesquisa e no estudo cientifico. Mesmo neste momento inicial – planejamento das ações – o Movimento coleta e apura informações antes de serem divulgadas. Entende-se a necessária responsabilidade na produção de conteúdo consistente, verdadeiro e aberto para garantir credibilidade junto à sociedade e, com isso, promover a conscientização sobre o Cerrado e sua importância econômica, social e ambiental. Percebe-se que quando o problema é compreendido, ele entra na pauta social e a busca de soluções se impõe.
Contato:
Meirinalva Maria Pinto
Coordenadora geral do Movimento S.O.S Cerrado
Contato / WhatsApp: 9.9917 – 7096
E-mail: movimentososcerrado@gmail.com
Facebook.com/movimentososcerrrado