Sítio Geranium

sitio geranium

O Sítio Geranium foi criado inicialmente como uma chácara particular pela odontopediatra Maria Abadia e pelo engenheiro civil Marcelino Barberato em 1986. O aprendizado em agroecologia começou durante o I Encontro de Agricultura Alternativa da UnB, realizado naquele mesmo ano. Em um momento de transição, o casal abandonou a vida de um condomínio fechado para morar no meio do cerrado e iniciar a produção de alimentos orgânicos. As cidades em volta cresceram (Ceilândia, Samambaia e Taguatinga) e o interesse pelo fortalecimento de ações socioambientais também. Vieram então o cultivo de ervas medicinais, mudas de árvores nativas e uma infinidade de conhecimentos e práticas ecológicas, fundadas na permanente capacitação da equipe que gerencia o Sítio e na parceria com diversas instituições, faculdades e colaboradores. Com os anos os sonhos se expandiram e ações também. Atualmente, além do trabalho com agroecologia o Sítio desenvolve atividades ecopedagógicas e também eventos.

A Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek (Arie JK) foi criada pela Lei n. 1.002/1996. Situada entre as cidades de Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, a Arie JK é extremamente importante para a garantia da preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos que no futuro deverão abastecer as cidades do Distrito Federal. Engloba os parques Saburo Onoyama, Três Meninas, Boca da Mata e Cortado.

” Um sítio, um quintal. Para semear, plantar e colher. Colher flores e frutos. Um sítio, um quintal. Para semear, plantar e colher. Colher seres humanos com esperança e paz”.

O Sítio Geranium é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O Sítio funciona como um ambiente vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade.

A ArieJK integra o Núcleo Rural de Taguatinga, concebido no planejamento original de Lucio Costa como parte do Cinturão Verde para abastecimento de Brasília. Dentro da Área, as nascentes dos córregos Cortado e Taguatinga se juntam com outros cursos d’água e deságuam na barragem do Rio Corumbá, futura fonte de abastecimento do DF. De lá, prosseguem para as bacias dos rios Parnaíba e Paraná. O Sítio Geranium está dentro desta Arie e trabalha diariamente para manter o local preservado.

Sítio Geranium em Samambaia é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos (aqueles cultivados sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas químicos) que são conhecidos também como produtos agroecológicos. O Sítio funciona como um espaço vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma Cultura da Sustentabilidade, fundamentada no grande leque aberto pela Agroecologia.

Trilhação e atividades ecológicas educativas para todos os públicos

Em uma verdadeira sala de aula ao ar livre, as visitas, trilhas e oficinas pedagógicas são atividades importantes do Programa de Educação Socioambiental do Sítio Geranium. A partir de vivências ambientais, recebemos grupos de todas as idades para uma conexão especial com a natureza.

O Sitio Geranium é referência no DF e no Brasil pelo pioneirismo no estudo e aplicação de hortas agroecológicas. A produção orgânica do Sítio varia de acordo com a época do ano, priorizando as hortaliças, legumes e frutas que se desenvolvem em cada estação. Por isso, nem sempre todos os vegetais indicados abaixo estarão em produção e disponíveis para compra. Entre os produtos que vendemos, estão:

Olerícolas (hortaliças): abobrinha, acelga, agrião, alface americana, alface crespa, alface lisa, alface mimosa, alface roxa, alho poro, aspargos, batata inglesa, beterraba, brócolis comum, brócolis japonês, cebola, cebolinha, cenoura, chicória, chuchu, coentro, morango, mostarda, pimentão, quiabo, rabanete, rúcula, salsa, taioba, tomate, tomatinho, cebolinha, hortelã, manjericão, capuxinha, coentro.

Frutíferas: abacate, abacaxi, acerola, banana, maçã, banana nanica, banana ouro, café, figo, goiaba, graviola, jabuticaba, laranja baia, laranja lima, laranja pera, limão taiti, limão china, manga palmer, pokan.

Estamos nos seguintes locais:
Feiras da AGE:
315 norte todas as quartas e sábados das 6h às 12h.
309 sul e 303 norte todos os sábados das 6h às 12h.
Feiras do Agro orgânica: CEASA, Sobradinho, Lago norte, Emater, Ibram.
Todas as quartas e sábados das 6h as 12

Bioloja

A Bioloja do Sítio Geranium fica aberta às terças e sextas,
das 10h às 15h. Entrada Gratuita.

 

O Viveiro educador do Sítio Geranium é um espaço de produção de mudas de espécies nativas e de ervas medicinais onde, além da produção de mudas, desenvolvem-se de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento. Além disso, exercita-se com os visitantes, em seus procedimentos e práticas, reflexões que tragam o olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental. Desta forma, o viveiro se torna um espaço de aprendizagem, para a formação de pessoas que interagem com ele.

Ervas medicinais e aromáticas: abre-caminhos, açafrão, alecrim, alfavaca, alfazema, anador, arruda, veloz, babosa, bálsamo, boldo do Chile, cânfora, capim santo, dedo de moça, erva-cidreira, erva-doce, guaco, guiné, hortelã, lavanda, levante, malagueta, malva, malva rosa, mangerona, manjericão, capuxinha, carqueja, cavalinha, cebolinha, citronela, coentro, confrei, mastruz, menta, mil-folhas, mirra, orégano, patchouli, poejo.

Mudas de árvores nativas: abre-caminhos, açafrão, alecrim, alfavaca, alfazema, anador, arruda, veloz, babosa, bálsamo, boldo do Chile, cânfora, capim santo, dedo de moça, erva-cidreira, erva-doce, guaco, guiné, hortelã, lavanda, levante, malagueta, malva, malva rosa, mangerona, manjericão, capuxinha, carqueja, cavalinha, cebolinha, citronela, coentro, confrei, mastruz, menta, mil-folhas, mirra, orégano, patchouli, poejo.

Horário de funcionamento para visitação ao espaço:
Segunda-feira a Sexta-feira – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Sábado – somente com agendamento prévio.

Telefones

+55 61 3358-1497
+55 61 98165-0742 (vivo)

E-mails

contato@sitiogeranium.com.br
eventos@sitiogeranium.com.br
ecopedagogia@sitiogeranium.com.br

Endereço

Núcleo Rural de Taguatinga,
Chácara 29 – Via de Ligação
Samambaia e Setor
QNL de Taguatinga – DF

Site: www.sitiogeranium.com.br