Centro de Referência em Educação Integral e Ambiental – CREIA

creia

O Centro de Referência em Educação Integral e Ambiental – CREIA, vem se formando desde 1977 a partir do pensamento filosófico-educacional de Sri Aurobindo (Índia, 1872 – 1950) divulgado e didatizado por Rolf Gelewski (Alemanha / Brasil 1930 – 1988). Seu acervo desenvolveu-se em torno de sete áreas de interesse:

  • Educação Integral e Ecologia – áreas-fim
  • Arte, Cultura, Saúde, Filosofia e Desenvolvimento Humano e Social – áreas transversais.

O conhecimento e os materiais didáticos acumulados refletem uma proposta inovadora cujos fundamentos filosóficos e metodológicos inspiram um conceito próprio de Educação Integral e Ecológica.

Geral

Divulgar e socializar o conhecimento e a proposta metodológica para uma Educação Integral e Ecológica reunidos no seu acervo.

Específico

Criar condições para a disponibilização do acervo, em todo o território nacional, às pessoas e instituições interessadas; estimular e apoiar a pesquisa, o estudo e formação de multiplicadores interessados em propostas positivas e inovadoras em educação; apoiar iniciativas que busquem divulgar e validar metodologias alinhadas com os princípios, valores e práticas consubstanciados nos documentos do seu acervo e afins; oferecer parcerias a instituições formadoras tanto no âmbito educacional, quanto no âmbito social.

O CREIA é constituído por:
  • Uma Biblioteca com cerca de 4.000 livros; títulos de periódicos; 1.400 itens multimídia; 5 metros de pastas com documentos especiais, textos inéditos, planos de aula e arquivo de atividades realizadas; uma hemeroteca com aproximadamente 200 pastas, focada nas áreas de interesse; dissertações, teses, legislação e documentação técnica pertinentes às áreas de interesse citadas;
  • Uma coleção de material didático formada por achados da Natureza, jogos inteligentes, imagens impressas, fotografias, brinquedos populares, objetos de valor cultural e artístico, Arte Popular, instrumentos de percussão, material para artes cênicas e outros de interesse pedagógico, específicos para as práticas de Educação Integral e Ecológica;
  • Um conjunto de instalações e equipamentos que dá suporte a suas ações pedagógicas e sociais e garante a guarda e manutenção do seu acervo. Situação Jurídica

O CREIA é um acervo particular, sem fins lucrativos, que tem uma relação de parceria estreita e informal, desde o ano de 1994, com a Rede de Educação Integral e Ambiental – Brasília e, posteriormente, com o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental – I-CEIA; atende também a outras instituições públicas e privadas voltadas para Educação, Ecologia e Desenvolvimento Humano e Social. A manutenção, organização técnica e atualização do acervo são garantidas por parcerias e por mecanismos de autossustentação. O CREIA tem sua sede em Brasília, DF. 1 Processo orientado para a meta de um ser humano progressivamente desperto em todos os seus aspectos e potenciais constituintes, para a sua realização e atuação no mundo e para a qualificação de sua contribuição ao conjunto da humanidade e à Terra, lar de todos.

O Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental – I-CEIA, com sede em Brasília, DF, é constituído por um grupo de educadores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento que orientam seu trabalho a partir “da fé na grandeza que reside, ainda não totalmente revelada, dentro de cada ser humano e espera as condições para uma manifestação progressiva no futuro social da humanidade”.

O I-CEIA propõe uma Educação Integral fundada no pensamento filosófico-educacional de Sri Aurobindo e de Mira Alfassa, entre outros pensadores, que, a partir de uma visão retrospectiva e prospectiva do processo evolucionário, volta-se para a totalidade do ser, seu caminho e suas dimensões essenciais: física, vital, mental e espiritual. Nesse sentido, compreende como Educação Integral aquela que:

  • busca integrar em suas ações o corpo, a energia de vida, as emoções, o sentimento, a mente e o espírito (subjetividade humana);
  • objetiva trazer para a base da prática pedagógica comum elementos que apoiem um desabrochar progressivo de consciência, e que sejam capazes de conferir qualidade, ampliação e profundidade a qualquer ação voltada para a promoção do desenvolvimento humano e preservação da vida;
  • propõe uma metodologia voltada para o despertar, a realização, a ampliação e o refinamento dos potenciais latentes no ser humano e para a qualificação do seu contributo ao todo a que pertence.
  • adota uma compreensão de Educação Ambiental que vai além das dimensões física e intelectual; integra em seus processos a estimulação ao sentimento de pertença; busca o enraizamento dos valores e contempla os aspectos subjetivos, culturais e sócio-políticos do pensamento ecológico.