Museu de Biodersidade do Cerrado

Museu de Biodiversidade do Cerrado é uma Unidade Especial do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia

Atualmente o MBC possui em exposição permanente uma variedade de animais do bioma Cerrado representada por anfíbios, mamíferos, répteis e aves taxidermizados, esqueletos, peles, coleções de insetos, um aquário com espécies típicas da região e o cantinho das abelhas.

Acervo
O Museu de Biodiversidade do Cerrado contempla um acervo composto por animais taxidermizados e esqueletos dos mais diversos grupos existentes, ninhos de aves e insetos, peles de diversas espécies de répteis, além de materiais didáticos e recursos tecnológicos.

O material biológico é composto por 266 animais taxidermizados, distribuídos entre os diversos grupos de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos encontrados no Brasil, a maioria deles distribuídos pelo cerrado, além de alguns exemplares marinhos e uma espécie de origem asiática.

Coleção biológica composta por animais taxidermizados do Cerrado.

Tucano

Tamanduá-mirim

Raposinha-do-campo

Jacaré

Insetos

Espécies do Cerrado, Amazônia e marinhas

Espécie asiática

Além desses, são componentes da coleção biológica do MBC 10 esqueletos de animais, tais como bicho-preguiça, ouriço-cacheiro, papagaio, serpentes, sapo, dentre outros, bem como cerca de 47 ninhos de diversas aves e insetos do cerrado e peles de jacaré e sucuri. Como parte integrante da coleção viva, encontra-se ainda no museu um aquário com diversas espécies de peixes e plantas encontradas em nossa região.

Esqueletos de diferentes espécies de animais

Ninho de vespa (inseto)

Pele de sucuri (serpente)

Ninho de diferentes espécies de aves do Cerrado.

Aquário que abriga várias espécies de peixes e plantas aquáticas da região.

Como parte integrante da coleção didática, encontram-se na biblioteca cerca de 70 livros infantis e outros 500 exemplares que tratam de diversas temáticas nas áreas da Biologia, Geografia e outras. Ainda neste espaço encontram-se à disposição uma Tv LCD com DVD, onde são transmitidos filmes e séries sobre assuntos variados, além de 14 jogos didáticos, 16 animais de feltro e materiais para colorir.

Biblioteca contendo títulos para leitura e pesquisa, área para colorir, TV e DVD.

Animais do Cerrado confeccionados a partir de feltro.

Exemplares dos jogos didáticos contidos no acervo MBC.

Cinco insetos artesanais gigantes se encontram espalhados no alto do museu. Além disso, estão distribuídos em todo o espaço uma grande variedade de placas explicativas e contemplativas e banners, que contam um pouco da história do MBC e trazem informações sobre o bioma Cerrado.

Libélula

Formiga

Placas explicativas

Acerca do taxidermista e de onde vieram os animais empalhados do MBC

Sobre os aspectos importantes do Cerrado

Sobre o nascimento do Museu

De boas-vindas na entrada do museu

Diversos recursos interativos e tecnológicos se encontram à disposição dos visitantes no MBC. Dentre eles estão 5 computadores, sendo dois deles touchscreen, contendo aplicativos onde o público tem a possibilidade de aprender um pouco mais sobre os animais do museu e descobrir o nome de algumas aves através de seu canto. Além disso, os visitante tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre aspectos da Camuflagem através de dois estandes interativos, bem como visualizar com detalhes pequenos animais com o auxílio de um microscópio.

Computador touchscreen com aplicativo

Microscópio óptico

Computador com mouse contendo microscópio

Bancada com computadores e recurso interativo

Recursos interativos

Visita ao acervo, possibilidade de leitura e diversão com jogos e mídias interativas, interação com artefatos museais, possibilidade de participação de oficinas e eventos de extensão temporários, visitas à exposições temporárias, cursos e palestras esporádicos. Há um cantinho para desenho muito apreciado pelos visitantes para deixarem seus registros no museu, os registros são expostos em uma sessão específica do museu, sendo feita a troca continuamente à medida que novos registros são feitos pelo público. Também é possível fazer uma trilha na área de reserva do parque Municipal Victório Siquierolli como parte da visita. As visitas podem ser mediadas com possibilidade de grande aprendizado e troca de saberes entre público e mediadores. Para eventos temporários é interessante estar atento às redes sociais do museu.

Av. Nossa Sra. do Carmo, 707 – Jardim América I

CEP 38.401-710 – Uberlândia – MG

TELEFONES: (34) 3212-1692 / 3218-2243 (Coleções Científicas)
FAX: (34) 3218-2243