Dolina Água Milagrosa, Cáceres - MT

Local: Dolina Água Milagrosa, Cáceres – MT

 

Descrição do local: Uma gruta de 200 metros de altura, um lago de águas cristalinas, de um tom que oscila entre o azul turquesa e o verde esmeralda dependendo da época do ano, um dos melhores pontos de mergulho do Mato Grosso. A Dolina da Água Milagrosa fascina a todos que a visitam.

 

A lagoa está a cerca de 25 km do centro de Cáceres, na região Piraputanga nos fundos de uma propriedade particular. Para acessar a gruta o visitante precisa percorrer uma trilha leve de 850 metros e depois, descer uma escadaria irregular de mais de 150 degraus. O esforço vale a pena. Com um ambiente misterioso e conectado a natureza o lugar é de uma energia positiva para quem busca descanso e desligar-se da rotina da cidade.

 

Durante os meses de abril a setembro a visibilidade dentro da água pode alcançar 60 metros, porém não será o suficiente para ver o fundo da lagoa. O máximo que um mergulhador chegou foi 182 metros de profundidade, não chegando ao fim. Como não se sabe como a cratera foi formada, alguns acreditam que o fato de não conseguir chegar no fundo significa que a lagoa é um portal para outra dimensão usado por extraterrestres.

 

Os boatos sobre a Dolina da Água Milagrosa não param por aí. Ela recebe esse nome porque, para os moradores da região, a água tem incríveis propriedades medicinais, podendo curar de doenças de pele, rins e fígado até mesmo um câncer.

 

Se suas águas tem todo esse poder não se sabe, mas a paisagem, composta por vegetação típica do cerrado, com certeza é divina.

 

Como chegar: Acesso pela MT-343, Km 12. Através do google maps é possível traçar uma rota de onde você estiver até o local.

 

Dicas: Local possui serviços de Hospedagem e Alimentação.

 

Fotos:

Foto: Chico Valdiner

Foto: Marla Diamante

Foto: SICMATUR

Foto: Beto Garavello

 

Fonte: GUIA VIAJAR MELHOR. Dolina Água Milagrosa. Disponível em: https://guiaviajarmelhor.com.br/dolina-da-agua-milagrosa-encanta-turistas-em-mato-grosso/. Acesso em: 22 maio 2020.

);