Dona Maria Luiza - Raizeira (Cidade de Goiás-GO)

Dona Maria Luiza nasceu na região do Gongomé, próximo a Cidade de Goiás, onde reside há décadas. Viúva há muitos anos, criou seus filhos e netos com muito amor e tudo o que o Cerrado pode oferecer.
Juntamente com outros parceiros, realiza o Encontro bianual “O GRITO E A RESISTÊNCIA NO CERRADO”, que serviu de grande inspiração para a criação do RAÍZES.

Discípula de Cristo e de Dom Tomás Balduíno, detentora de conhecimentos herdados pelo pai quando menina, há muitos anos ela circula de comunidade em comunidade compartilhando e trocando saberes tradicionais sobre plantas medicinais, argila, hortaliças selvagens (hoje chamadas de “PANCs”). Realiza um lindo trabalho como Coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Goiás, encorajando, ensinando novas técnicas, noções de higiene e cuidado para outr@s raizeir@s, empoderando mulheres e homens do campo a exercerem seus ofícios sagrados. Seu trabalho também é ligado à outras Pastorais como a da Terra e da Criança. Se quiser encontrá-la, ou tomar um de seus xaropes gostosos, comer um doce de cajuzinho, tomar um licor de barú, chupar uma balinha de zedoária ou tomar uma tintura pra ficar calminh@, é só dar um pulo na Casa da Agricultura, atrás da Igreja Matriz da nossa charmosa cidade histórica também conhecida como “Goiás Velho”. Lá, não tem quem a não conheça, é “celebridade de respeito”.

 

Texto: Daniela Ribeiro

);