XXIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2023

Em 23 anos de história, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, já trouxe à Vila de São Jorge mais de 575 atrações culturais e 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa. Uma média de 460 mil pessoas participaram das atividades.

O Encontro tem como missão promover a sociobioversidade; a política do Patrimônio Imaterial instituída no Decreto nº 3.551/2000; as políticas educacionais das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena no currículo escolar, com ênfase nas disciplinas de História, Arte e Literatura; a política nacional sustentável para povos e comunidades tradicionais; e a Lei nº 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva.

Neste Encontro, pretende-se iniciar a discussão sobre a criação de um Comitê Nacional para escutas, debates, reflexões e a elaboração de um programa nacional para as culturas populares e tradicionais.

A conferência marca a retomada destes importantes espaços de consulta e escuta ativa e sensível para a construção de políticas públicas culturais de atenção às artes, culturas e territórios.

SHOWS – Na programação musical, sobem ao palco o grupo Tambores do Tocantins (TO); o rapper GOG (DF); o violeiro Volmi Batista (DF); a opereta popular “Era Uma Vez”, da Turma Que Faz e Doroty Marques (GO), com um elenco formado pelas crianças e jovens da Vila de São Jorge; o Maracatu Leão do Cerrado, de Alto Paraíso de Goiás (GO); o Boi do Seu Teodoro (DF); o Jongo Iracema (GO); o grupo Sambadeiras de Roda (GO); o Trio Buritis (GO); Martinha do Coco (PE) e outros convidados a serem confirmados.

A programação musical foi pensada referenciando ritmos que são reconhecidos como patrimônios culturais imateriais pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A proposta é aproximar o público das manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, cerne do Encontro, sensibilizando sobre a identidade cultural e a importância da manutenção das culturas populares.

SERVIÇO

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma
Data: 13 a 17 de dezembro de 2023
Local: Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás