Ikorẽ
A Ikorẽ é um espaço de encontros e aprendizado, editora e produtora cultural constituída formalmente em 2001 com a proposta de proteger, pesquisar, criar, valorizar e difundir artes e conhecimentos para um mundo mais belo e harmonioso, mais justo e diverso.
Com muitos anos de convivência com povos tradicionais do Brasil e também de outros países, a equipe da Ikorẽ tem como foco principal, mas não único, projetos parcerias e atividades voltadas aos conhecimentos e culturas indígenas.
Nossa missão é estabelecer diálogos e intercâmbios culturais; dar voz às comunidades indígenas e tradicionais; realizar projetos e produtos que fortaleçam as identidades e os direitos; valorizem os territórios, o patrimônio material e imaterial; promovam parcerias e novos caminhos para os povos tradicionais, aliando inovação, apuro estético, qualidade técnica e conteúdo.
A Ikorẽ vem atuando em projetos próprios e também em parcerias com organizações indígenas, instituições, pessoas e empresas, em diferentes áreas. Sua equipe multidisciplinar e uma ampla rede de colaboradores, permitem a atuação em curadoria de exposições e eventos, pesquisa, elaboração e produção de projetos culturais, redação e publicação de textos, livros, websites, produção audiovisual e qualquer outra forma de expressão criativa.
Mito de origem
Nosso “mito de origem” está lá longe, no tempo linear da cultura ocidental começa na década de 1980, quando o movimento indígena se organizava em torno das lutas por direitos e territórios. Para nós, o círculo do tempo vem como as estações que se sucedem, trazendo a presença dos ancestrais e as novas gerações no movimento de criar. E no começo desse tempo, os velhos sábios das aldeias disseram “ninguém respeita aquilo que não conhece”. Apontavam eles para a necessidade de proteção e valorização das culturas dentro das aldeias e da aproximação com a população não indígena do país, revelando a beleza e força de suas tradições para conquistar admiradores e aliados, tecendo um território de convivência respeitosa. Desde então, projetos e ações culturais venceram os limites das aldeias para “amansarem os brancos” com beleza, sabedoria, conhecimentos, história, arte.
Através do Núcleo de Cultura Indígena, começava uma trajetória pelos caminhos das tradições, em sua multiplicidade e profundidade, na busca da aproximação entre os povos originários e um país que se formou sobre seus territórios mas tinha, e ainda tem, dificuldade de olhar e aceitar suas origens.
Apesar dos tempos difíceis que vivemos, de intolerâncias e desrespeitos, os povos indígenas que venceram guerras e políticas de extermínio são contemporâneos deste novo século, guardiães dos lugares “onde a terra descansa”, onde a diversidade de formas de vidas ainda é preservada e respeitada como bem maior e legado para as futuras gerações.
E aqui estamos, para reverenciar e trazer à luz essa riqueza, contribuindo para que sementes de saber se espalhem e germinem.
Alimentação
Data: 27/04/1986 | Foto: Helio Nobre/IDETI
Programa sobre a alimentação dos povos indígenas brasileiros, banco de sementes originárias e sua capacidade nutricional. Como a alimentação está ligada à religião e cerimônias, como integra o indivíduo à comunidade. Referência aos povos Kayabi, Xavante, Tukano, Makuxi, Wapixana, Pankararé, Kiriri, Krahô. Notícias da semana.
Músicas: Povos Txicão, Yanomami, Waiãpi, Yawalapiti
http://ikore.com.br/programa/alimentacao/
Oswaldo Bororo e outras lideranças falam sobre a Assembléia Bororo, a colonização a e invasão de suas terras.
http://ikore.com.br/programa/bororo/
Programa feito ao vivo, na Praça da Sé, SP, com presença de lideranças dos povos Xavante, Guarani, Karajá e Kaiowá para colher assinaturas para a Campanha de Iniciativa Popular dos Povos Indígenas na Constituinte.
http://ikore.com.br/programa/campanha-constituinte/
Programa transmitido diretamente da aldeia Xavante de Pimentel Barbosa durante o Wai’a. Ailton Krenak e Paulo Xavante conversam no terreiro da aldeia sobre esta cerimônia e sobre a vida do povo Xavante.
http://ikore.com.br/programa/cerimonia-xavante/
Aleixo Krahô, José Xerente, Álvaro Tukano e Ailton Krenak trazem informações sobre os povos e sobre o Conselho Indígena do Norte de Goiás. Aleixo fala sobre o machado sagrado – Koiré.
http://ikore.com.br/programa/conselho-indigena/
Celestino Xavante, Idjahure Karajá, Henrique Suruí, Enis Kaingange Davi Yanomami falam sobre os problemas trazidos pela construção de barragens, como a que está sendo feita na área dos Avá Canoeiro e na divisa dos territórios Makuxi com Yanomami.
http://ikore.com.br/programa/encontro-altamira-iii/~
Programa gravado ao vivo no SESC Pompéia com informações sobre a Constituição, o Projeto Calha Norte e a FUNAI. Aleixo Krahô fala sobre o machado sagrado – Koiré.
Música
Povo Krahô
http://ikore.com.br/programa/especial-sesc-pompeia/
Programa sobre as flautas dos povos da região Centro-Oeste.
Música
Povos Yawalapiti, Aweti, Kamaiurá, Txicão, Nambikuara
http://ikore.com.br/programa/flautas/
Paulo Nonda Xavante, Mario Camilo Terena, Aparício Guarani e Sati Terena falam sobre a derrota da emenda de criação da Fundação Estadual do Índio.
Música
Povo Guarani.~
http://ikore.com.br/programa/fundacao-estadual-do-indio/
Hamilton Kaiowá traz informações sobre os problemas nas áreas Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul.
Música
Povos Wayana, Karajá, Guajibo e Suyá
http://ikore.com.br/programa/hamilton-kaiowa/
A estrada de ferro Vitória-Minas, que corta áreas indígenas do Vale do Rio Doce, e a estrada BR-70, que corta a área dos índios Bororo e Xavante, no MT e parte do Parque Indígena do Xingu são tema deste programa. Paulo Miriacureu Bororo, fala também sobre a indenização que deveria ter sido paga pelo governo de Mato Grosso pela invasão de suas terras.
Música
povo Bororo, Ruas da Cidade
http://ikore.com.br/programa/impacto-das-estradas/
Programa sobre o movimento indígena na Constituinte e os artigos relacionados aos direitos indígenas na Constituição com depoimentos de Ailton Krenak, Manuel Moura Tukano, Paulo Bororo, Francisco Kaingang, Didiocó, Deputado Lisaneas Maciel (PDT-RJ), Deputado Rui Nedel (PMDB-RS), Mário Juruna Xavante e Arui Gavião do Maranhão.
Música
Povo Guajibo
http://ikore.com.br/programa/indios-na-constituinte/~
Jupi Maxacali fala sobre a cultura e os problemas enfrentados por seu povo.
Música
Povo Yawanawá
http://ikore.com.br/programa/maxakali/
SITE: