Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é uma realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e acontece desde 2001. O evento tem o propósito de reunir expressões culturais tradicionais em um evento que reúne música, dança, fé e traduz a essência dos povos indígenas, mestres, brincantes, catireiros, violeiros e artistas de diferentes tradições da cultura brasileira, refletindo a riqueza do patrimônio cultural imaterial produzido nos interiores do Brasil.

O Encontro é referência no debate sobre as culturas populares do país, e a cada edição promove debates sobre a importância da cultura e da sociobiodiversidade com a presença de mestres da cultura tradicional, representantes do poder público e da comunidade em geral.Em 2015, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi consagrado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na categoria II, que contempla iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. O prêmio prestigia ações que demonstram compromisso e responsabilidade com a preservação do patrimônio cultural brasileiro.