Ciganos de Mato Grosso

Segundo Silva (2011), os povos ciganos em Mato Grosso são, principalmente, da identidade Kalon, com maior foco nos municípios de Alto Garças, Cuiabá, Guiratinga, Juscimeira, Juara, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande; presentes a mais de 100 anos neste território. Os ciganos, “recentemente, têm fixado seus territórios, mas ainda identificam‐se como andarilhos. Segundo o pesquisador AZEVEDO SILVA (2009), os vários grupos ciganos possuem diferentes conhecimentos, cosmologias, olhares, visões de mundo e ensinamentos milenares. A educação cigana ocorre no bojo familiar e é tecida por narrativas orais de cunho mitológico. Ao manter tais tradições, evidencia‐se uma educação entrelaçada ao meio‐ambiente. Para eles, registrar os mitos é também conservar a memória e a identidade cigana”.


Fonte: Silva, Regina Aparecida da. Do invisível ao visível: o mapeamento dos grupos sociais do estado de Mato Grosso – Brasil. Tese (Doutorado)  Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2011, p.94-95.


Território Cigano em MT


Alto Garças é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado.

Guiratinga é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado. 

Cuiabá é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 96% pelo bioma Cerrado e 4% pelo bioma Pantanal.

Tangará da Serra é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 27% pelo bioma Amazônia e 73% pelo bioma Cerrado. 

Juscimeira é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 99% pelo bioma Cerrado e 1% pelo bioma Pantanal. 

Pedra Preta é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado.

Rondonópolis é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado. 

São José do Povo é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 100% pelo bioma Cerrado.

Várzea Grande é um município da unidade federativa Mato Grosso. Seu território é composto 98% pelo bioma Cerrado e 2% pelo bioma Pantanal.