Capela Senhor do Bom Jesus, MS

Local: Capela Senhor do Bom Jesus, MS

Descrição do local: Na área rural de Costa Rica uma pequena capela guarda a imagem de um santo que deu origem a uma conhecida lenda da cidade. Na Capela a tradição religiosa da família do major Taques deu origem a essa lenda: o “SANTO FUJÃO”. Quando os moradores construíram uma nova capela para abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus, se surpreenderam ao perceber no dia seguinte a mudança que a imagem havia “voltado” para a antiga capela.

O fato se repetiu inúmeras vezes até que decidiram cortar os pés do Santo para que ele não fugisse mais.
 Fé e folclore se misturam na tradição do Senhor Bom Jesus, que teve início no século XVIII com a chegada do Major Martin Gabriel de Melo Taques, e sua esposa, Ana Fausta Garibaldina de Melo Taques. O casal trouxe o santo para a região de Baús em 05 de agosto de 1838. Muito devota, Dona Ana fez uma pequena capela onde colocou imagens de diversos santos. Com a morte da esposa, o Major juntou suas coisas e pegou a estrada de volta para São Paulo, mas nunca chegou ao seu destino. No meio do caminho veio uma forte tempestade e um raio matou dois bois, justamente do carro que carregava a imagem do Senhor Bom Jesus. O fato foi entendido como um aviso dos céus e o Major decidiu voltar ao povoado e deixar a imagem por lá. A tradição religiosa da família Melo Taques foi mantida pelos moradores da região, que resolveram construir uma nova igrejinha para abrigar o santo. No dia seguinte à mudança, a surpresa: o Senhor Bom Jesus havia voltado para a antiga capelinha. Assombrados, os moradores levaram o Santo Fujão novamente para a igreja construída, mas a imagem de cerca de 1,70 m de altura teimava em reaparecer na capelinha da zona rural. Para resolver de vez a questão, os devotos decidiram cortar os pés do Senhor Bom Jesus. E desde então ficou conhecido como Santo Fujão. Todos os anos, no primeiro domingo de agosto, os devotos mantém a tradição em homenagem ao Santo Fujão. Peregrinos do Brasil inteiro se encontram na caminhada da fé, que acontece de madrugada. Cerca de 1300 pessoas percorrem os 22 quilômetros entre a Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua na praça central de Costa Rica e a Capela do Nosso Senhor Bom Jesus.

Como chegar:
A capela fica localizada na MS 306, a 30 km do município de Costa Rica. Partindo da capital Campo Grande-MS a 339 km, se dá pela BR-163 até a BR-060 alcançando a MS-316 no distrito de Paraíso e pela MS 306 no município de Chapadão do Sul entrando na MS 223.

Dicas: É um bom lugar para fazer turismo religioso cultural