Coleção Entomológica da UFVJM

Coleção Entomológica do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Os exemplares da Coleção Entomológica são provenientes de levantamentos realizados em áreas de cerrado e campo rupestre da Cadeia do Espinhaço em Minas Gerais, mais especificamente no Parque Estadual do Rio Preto, Parque Estadual do Biribiri, Parque Nacional das Sempre Vivas, Campus JK da UFVJM e município de Diamantina-MG. Alguns exemplares foram coletados também em Sertãozinho-SP e Campinas-SP.

Classificação taxonômica

Reinos cobertos incluem: Animalia and Plantae.

Número de specimens na coleção

Clique na guia Registros e Estatísticas para acessar os registros do banco de dados que estão disponíveis no atlas.

Sub-coleções

The Coleção Entomológica do Departamento de Ciências Biológicas da UFVJM collection contém estas coleções significativas:

Coleção de Abelhas: total de 6414 exemplares.

 

Coleção de Vespas: total de 230 exemplares.

 

Coleção de Parasitas Não-Abelhas: total de 26 exemplares de Anthrax oedipus Fabricius 1805 (Bombyliidae) e total de 13 exemplares de Coleoptera

  • Sub-coleção de Abelhas – A sub-coleção de abelhas está composta principalmente por abelhas euglossíneas coletadas com o uso de iscas aromáticas em armadilhas e abelhas coletas com rede entomológica, manualmente, com pratos coloridos, com ninhos-armadilha (incluindo as abelhas parasitas), com iscas em armadilhas não-euglossíneos.

  • Sub-coleção de Vespas – Sub-coleção de vespas coletadas com uso de rede entomológica e ninhos-armadilha;

  • Sub-coleção de Insetos (Não abelhas e vespas) – Moscas coletadas em ninhos-armadilha e outros parasitas de abelhas.

  • Sub-coleção Palinoteca de referência – A palinoteca do Laboratório de Abelhas da UFVJM é composta pela coleção de pólens obtidos a partir de plantas, denominada Palinoteca de Referência ou do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha (Palinoteca de Pólens em Abelhas). Hoje, a palinoteca de referência é composta por 158 espécies/morfotipos de plantas, distribuídas em 39 famílias. A maioria das espécies são representantes do cerrado, incluindo exemplares da flora dos campos rupestres. Foram confeccionadas três lâminas de referência de cada tipo polínico após o processo de acetólise. Os tipos polínicos foram fotomicrografados e classificados quanto à unidade polínica e ao tamanho segundo a classificação de Kearns e Inouye (1993): grãos de pólen muito pequenos são <10 µm, os pequenos entre 10-25 µm, os médios entre 25-50 µm, os grandes entre 50-100 µm e os muito grandes entre 100-200 µm. Os tipos polínicos que compõem a palinoteca de referência está disponíveis em um catálogo polínico online, onde constam informações sobre o tipo polínico e das espécies botânicas pertencentes à palinoteca de referência. As informações sobre período de floração e hábito das espécies foram obtidas a partir das observações de campo. As informações botânicas sobre ocorrência das espécies foram obtidas a partir do projeto da Lista das Espécies da Flora do Brasil, atualmente pertencente ao Programa REFLORA (Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: ).

  • Sub-coleção Palinoteca de Pólens em Abelhas – A coleção de pólens obtidos do corpo da abelha, do mel e de ninhos-armadilha é constituída por material das coletas de abelhas na Cadeia do Espinhaço, Minas Gerais.

Rodovia MGT 367 – Km 583, 5.000 – Alto da Jacuba
Diamantina
Minas Gerais 39100-000
Brasil

anetelourenco@gmail.com

+55 (38) 3532-6800

Contato

Anete Lourenço
Curador
phone : +55 (38) 3532-6800

Site: https://ufvjmbeelab.wixsite.com/beelab/collection