Programa Vozes dos Biomas

O objetivo do programa Vozes do Bioma, idealizado e mantido pela jornalista Sucena Shkrada Resk é dar visibilidade aos personagens de diferentes biomas (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Bioma Marinho), por meio de seus depoimentos, para que possam tecer suas histórias relativas à contribuição como guardiões das florestas, de patrimônios naturais, culturais e históricos, atores importantes em defesa de unidades de conservação e/ou de áreas com populações tradicionais e/ou indígenas.

 

Disponível em:

https://www.youtube.com/SucenaShkradaResk

ALGUNS PROGRAMAS RELACIONADOS AO CERRADO:

O bioma Cerrado atravessa uma das fases mais difíceis para sua conservação, sob o efeito contínuo da ação antrópica, com desmatamentos e queimadas e incêndios florestais, e consequente intensificação das mudanças climáticas. A nossa “caixa d`água” e rica savana, que ocupa cerca de 22% do território brasileiro e abastece oito bacias hidrográficas, dá o sinal de alerta.

Diante desses desafios, foi formada a Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum). Para falar a respeito desta iniciativa, nossa 101ª convidada, no Programa Vozes dos Biomas – jornalista Sucena Shkrada Resk, é a bióloga Alba Orli de Oliveira Cordeiro, secretária-executiva da Araticum. A pesquisadora é Mestre em Ecologia e Conservação da Natureza e Doutora em Botânica; e tem experiência em restauração ecológica, especialmente com relação à produção com sementes nativas e restauração por semeadura direta.

 

Ficha técnica:

- 101ª entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: Articulação se forma em defesa da Restauração do Cerrado

- Convidada: bióloga Alba Cordeiro, secretária-executiva da Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum) – (https://www.youtube.com/channel/UCP6x... e instagram: @rede.araticum

- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: gravada em 13/10/2021 (no ar em 26/10/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/SucenaShkrada...

-Link: https://youtu.be/lyb8YQI0Ea0

O episódio de hoje do Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk traz um colorido, sabores e odores, isso mesmo, do bioma do Cerrado. Nosso 55º entrevistado, o biólogo e Doutor em Botânica, pela Universidade de Brasília, Marcelo Kuhlmann, nos leva a esta imersão de sensações tão próximas das interações ecológicas entre plantas e animais nativos associados à chamada frugivoria e à dispersão de sementes, na qual está envolvido há mais de uma década.

Ele é autor das obras “Frutos e Sementes do Cerrado: espécies atrativas para fauna”, com um trabalho de apuração com mais de 500 espécies de frutos e animais e de três mil fotos. Outro livro é “Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para Homo sapiens”, que é um guia de coleta para os frutos mais comuns no bioma, com os seus períodos de maturação, além da publicação Aves do Cerrado.

Kuhlmann também atua como consultor na Embrapa Cerrados, no Distrito Federal, na área de conservação da biodiversidade.

 

Ficha técnica:

- 55ª Entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: A riqueza das sementes, frutos e fauna do Cerrado

- Entrevistado: biólogo e Doutor em Botânica Marcelo Kuhlmann

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 07/01/2021 (no ar em 19/01/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkradaResk

-Link: https://youtu.be/TlS6hLrShPM

Para falar sobre a importância expressa pelas aves do Cerrado e do Pantanal, durante a prática da avistagem, mais conhecida por birdwatching, o Projeto Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk tem como 49ª e 50ª entrevistadas, a bióloga Maristela Benites e a bióloga e gestora em Turismo Simone Mamede, que desenvolvem um trabalho de muitos anos, nesta área, nos biomas.

Simone é Doutora em Meio Ambiente de Desenvolvimento Regional pela Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal e é especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras e sócia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, com trabalhos desenvolvidos há muitos anos principalmente no Cerrado e no Pantanal. Maristela é Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e atua como pesquisadora e educadora ambiental no Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e é consultora na Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, do estado de Tocantins. Atualmente é doutoranda em Ensino de ciências para aplicação em Educação Ambiental.

 

Ficha técnica:

- 49ª E 50ª Entrevistas – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada

- Tema: O que as aves do Cerrado e do Pantanal têm a nos dizer

- Entrevistadas: biólogas Simone Mamede e Maristela Benites - Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 15/12/2020 (no ar em 22/12/2020)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/-zPt8qK5BwQ

Hoje o Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk tem como tema – O Cerrado e suas águas. Afinal, o bioma não leva o codinome de “Caixa d´água” ou “berço das águas”, por acaso.

Nossa 79º convidada é a advogada Luciane Martins de Araújo, Mestre em Direito, Doutora em Ciências Ambientais. Ela é pesquisadora e professora-adjunta da PUC Goiás.

Luciane é autora de livros e artigos científicos sobre questões ambientais, ao longo das últimas décadas. Entre as publicações, está “Desenvolvimento Sustentável, Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhança”. A pesquisadora também tem participado de diversas conferências internacionais da ONU, especialmente conferências do clima, além da Rio+20, em 2012.

A pesquisadora é diretora no Instituto Altair Sales, que leva o nome de um dos maiores pesquisadores na atualidade sobre o bioma no Brasil e fundador do Memorial do Cerrado, cujo portal da internet mantém um dos maiores acervos a respeito do Cerrado, por meio de uma enciclopédia virtual, dentro do Programa Universidade Aberta do Cerrado (http://www.ias-uac.com.br/). Ele é autor de diversas publicações, entre elas, o recente e-book Andarilhos da Claridade, sobre os primeiros habitantes do Cerrado.

 

Ficha técnica:

- 79ª Entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema:  Cerrado, berço das águas

- Convidada: Luciane Martins de Araújo, Mestre em Direito, Doutora em Ciências Ambientais. Ela é pesquisadora e professora-adjunta da PUC Goiás; diretora no Instituto Altair Sales.

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: gravada em 20/05/2021 (no ar em 15/06/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/P_Y-sxKmuqM

Em 2021, foi lançada a Plataforma de Conhecimento do Cerrado (https://cepf.lapig.iesa.ufg.br/#/), que é uma iniciativa que reúne a Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF - Cerrado), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG). São mapas, fotos, filmagens, artigos científicos e material literário sobre o bioma, com detalhes municipais.

O nosso 66º entrevistado no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk é o geógrafo Manuel Eduardo Ferreira, Mestre em Processamento de Dados em Geologia e Análise Ambiental pela Universidade de Brasília e doutor em Ciências Ambientais pela UFG, representante do LAPIG, no grupo coordenador da iniciativa.

Ele é professor Associado da UFG, vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA); e pesquisador associado ao Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da universidade, na qual coordena o Núcleo de Pesquisa e Capacitação com Veículos Aéreos Não Tripulados (PRO-VANT). Suas principais linhas de pesquisa envolvem o monitoramento e a modelagem ambiental de paisagens naturais e antrópicas nos biomas Cerrado e Amazônia, por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, incluindo a organização e disponibilização de base de dados geográficas.

 

Ficha técnica:

- 66ª Entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: Bioma Cerrado ganha uma plataforma de conhecimento

- Entrevistado: geógrafo Manuel Eduardo Ferreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), à frente do grupo coordenador da Plataforma 

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 10/03/2021 (no ar em 23/03/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/uUroxP5MuY0

No episódio de hoje do Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo, nossos 95º e 96º entrevistados são o agricultor familiar Adalberto Gomes dos Santos e o técnico em Agropecuária Flávio Cardoso da Silva, ambos atuam no grupo diretivo da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado). A entidade foi uma das 10 selecionadas entre mais de 600 indicações de 126 países, do Prêmio Equador, neste ano de 2021, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O reconhecimento é concedido a iniciativas locais e indígenas de todo o mundo por soluções locais, inovadoras e baseadas na natureza para combater a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

Neste bate-papo, vamos saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por estas centenas de famílias, que atuam com a produção orgânica e agroextrativismo, e criaram uma rede de comercialização solidária.

 

Ficha técnica:

-95ª e 96ª entrevistas – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: Cooperativa do Cerrado ganha reconhecimento internacional pela conservação da biodiversidade

- Convidados: Adalberto Gomes dos Santos e Flávio Cardoso da Silva, diretores na CoopCerrado (https://emporiodocerrado.org.br/)

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: gravada em 03/09/2021 (no ar em 21/09/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/SucenaShkrada...

-Link: https://youtu.be/jMt7CPUd6os

O Blog Cidadãos do Mundo e o Projeto Vozes dos Biomas – jornalista Sucena Shkrada Resk têm como entrevistado, o fotógrafo e documentarista Mario Friedlander.

Paulista, radicado em Mato Grosso, desde os anos 80, Friedlander mescla a sua militância ambientalista com a documental e nos conta como testemunha ocular, uma de suas experiências mais impactantes em sua vida, neste ano de 2020: registrar cenas e personagens em defesa do Pantanal, na região de Porto Jofre e Poconé; e do Cerrado em chamas, no MT, e o seu esforço e de demais cidadãos em mobilização à frente de uma brigada voluntária de incêndio no Vale do Jamacá, município da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, onde vive. Lá também se encontram uma Área de Proteção Ambiental (APA) estadual e um dos mais importantes parques nacionais do país, que estão sendo devastados por incêndios florestais.

A estimativa é de que cerca de 20% do Pantanal, que se localiza em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já tenha sido consumido pelo fogo, uma perda sem precedentes de biodiversidade e do comprometimento do ecossistema da maior área alagável do mundo.  Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Ficha técnica:

- Entrevista 22 - Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: A força da imagem fotográfica em defesa do Pantanal e do Cerrado em chamas

Entrevistado: fotógrafo e documentarista Mario Friedlander

- Pauta, produção E mediação: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 18/09/2020 - Horário: 8h30 (horário de Brasília)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/HurnuU2gUR0

A jornalista e radialista Mara Régia Di Perna é a nossa 54ª entrevistada no Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk. Uma veterana nas ondas sonoras sobre a Amazônia e o Cerrado, ela nos conta os melhores momentos de sua trajetória à frente dos programas Viva Maria e Natureza Viva, que criou respectivamente nos anos 80 e 90, que são veiculados na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) até hoje. As pautas ambientais e sobre questão de gênero são uma marca de sua experiência nestas quatro décadas, com destaque também para sua ação voltada a oficinas de comunicação comunitária a lideranças femininas na região amazônica. Por sua atuação no Viva Maria, foi uma das 52 mulheres brasileiras indicadas ao Nobel da Paz em 2005.

Em 2020, Mara Régia produziu um novo trabalho – A morte dos polinizadores - com três podcasts, resultante de reportagem produzida junto com a jornalista Elizabeth Oliveira, com apoio do Rainforest Journalism Fund em parceria com a ONG norte-americana Pulitzer Center. Os episódios foram veiculados pela Amazônia Latitude e a iniciativa ganhou destaque do Pulitzer Center. 

Agora, ela nos fala sobre estas experiências.

Para saber mais sobre os programas, acesse: Natureza Viva | EBC Rádios e Viva Maria | EBC Rádios e Mara Régia | EBC e https://amazonialatitude.com/2020/10/... .

 

Ficha técnica:

- 54ª Entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada

- Tema: Nas ondas sonoras sobre a brava gente da Amazônia

- Entrevistada: jornalista e radialista Mara Régia Di Perna

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 04/01/2021 (no ar em 12/01/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/yYfes1AoUyc

As raízes falam mais alto, na região de Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás, da Chapada dos Veadeiros, que fica no estado no centro-oeste brasileiro. Nesta área especial de conservação no bioma do Cerrado, há mais de 300 anos, vivem diferentes gerações, no território quilombola Kalunga, uma área de 262 mil hectares, o maior do país.

O papel de guardiões desta biodiversidade e tradição cultural não ficou no anonimato e ganhou um reconhecimento internacional recentemente. O título de Território Indígena e Área Conservada por Comunidades Locais (Ticca) foi concedido ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, em fevereiro de 2021, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), pela primeira vez no Brasil, já existem Ticcas em outros países, entre eles, Colômbia e Equador.

Os detalhes são encontrados no site do Programa Ambiental Protected Planet - https://www.protectedplanet.net/55569... . E o processo de reconhecimento foi longo e levou um ano: valoriza principalmente aspectos como a riqueza cultural e de promoção de conservação da natureza.

Para falar sobre essa conquista, recebemos no Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, nossos 63º e 64º entrevistados:

 – Jorge Moreira de Oliveira, presidente da Associação Quilombo Kalunga; e a geógrafa Lílian Ribeiro Pereira, coordenadora de assuntos voltados às comunidades indígenas e tradicionais no âmbito do Programa Corredor Azul da Wetlands Internacional Brasil; membro da Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e membro honorário do Consórcio ICCA – facilitadores do processo no Brasil. Mais detalhes por aqui: https://www.mupan.org.br .

Saiba mais a respeito da Associação do Quilombo Kalunga em: https://quilombokalunga.org/ .

 

Ficha técnica:

- 63ª e 64ª entrevistas – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema: Conservação de Território Quilombola Kalunga, no Cerrado, ganha reconhecimento internacional de Programa Ambiental da ONU, inédito no Brasil

- Entrevistados: Jorge Moreira de Oliveira, presidente da Associação Quilombo Kalunga e geógrafa Lilian Ribeiro Pereira, coordenadora de assuntos voltados às comunidades indígenas e tradicionais no âmbito do Programa Corredor Azul da Wetlands Internacional Brasil; membro da Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) e membro honorário do Consórcio ICCA – facilitadores do processo no Brasil.

- Pauta, produção, mediação E edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: 18/02/2021 (no ar em 09/03/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk

https://www.youtube.com/c/SucenaShkra...

-Link: https://youtu.be/Z624iiSfFH0

Na atualidade, o Pantanal e o Cerrado têm sofrido incêndios e queimadas de proporções cada vez mais preocupantes. Vale lembrar que em 2020, praticamente 30% do bioma pantaneiro foi comprometido. Agora, em 2021, as ocorrências também castigam os ecossistemas presentes nestas áreas. Diante destas constatações, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou, no ano passado, o sistema Alarmes – de alerta rápido de áreas queimadas, uma ferramenta que visa auxiliar os órgãos ambientais no combate ao fogo. A ferramenta é utilizada também no monitoramento do Cerrado.

 

Quem explica a funcionalidade do Alarmes, é Renata Libonati, coordenadora do LASA/Sistema ALARMES da UFRJ. A pesquisadora é Doutora em Ciências Geofísicas - Meteorologia pela Universidade de Lisboa e atualmente é professora do Departamento de Meteorologia da UFRJ, e pesquisadora convidada do Instituto Dom Luiz e do Centro de Estudos Florestais, ambos da Universidade de Lisboa.  Em sua trajetória profissional, também atuou como pesquisadora Pos-doc do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde já desenvolveu pesquisas sobre o tema. Renata integra o grupo de especialistas em monitoramento climático da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Ela é a 94º entrevistada do Programa Vozes dos Biomas/Blog Cidadãos do Mundo-jornalista Sucena Shkrada Resk.

 

Ficha técnica: 

 

- 94ª Entrevista – Vozes dos Biomas/ Blog Cidadãos do Mundo - jornalista Sucena Shkrada Resk

- Tema:  Sistema Alarmes auxilia no combate ao fogo

- Convidada:  Doutora em Meteorologia Renata Libonati, coordenadora do LASA/Sistema ALARMES da UFRJ (https://www.alarmes.lasa.ufrj.br)

- Pauta, produção, mediação e edição: jornalista Sucena Shkrada Resk

- Quando: gravada em 19/08/2021 e 09/09/2021 (no ar em 14/09/2021)

- Onde: Canal Youtube – jornalista Sucena Shkrada Resk 

https://www.youtube.com/SucenaShkrada...

-Link:  https://youtu.be/d5WcyVbneqQ