KaluCast

KaluCast: https://museucerrado.com.br/podcast/          


A herança cultural e as tradições do Território Kalunga carregam um papel fundamental para a preservação e valorização da nossa história, e muito já se fala sobre a diversidade e a riqueza dessas manifestações, que se fazem através de danças, festejos religiosos e culturais. Mas você sabe quem está por trás de toda a manutenção e preservação da cultura quilombola? É por isso que o Podcast Kalucast chegou para trazer debates, histórias e reflexões, o podcast busca fortalecer a voz e as narrativas do maior Quilombo do Brasil.

Mulheres negras e quilombolas são as detentoras dos saberes ancestrais, das rezas e da medicina natural. Foram e são fundamentais na organização social, produtiva e nas estratégias de resistência dentro e fora de seus territórios.


No 1° episódio do KaluCast, Guardiãs do Cerrado, Fiota, Percilia e Vera, três lideranças da Comunidade Quilombola Vão de Almas, compartilham seus saberes e reflexões sobre a relação com a terra, o Cerrado, os ensinamentos ancestrais e as tradições transmitidas de geração em geração. Elas destacam seus sonhos e enfatizam a necessidade de mudar a forma como tratamos nossos recursos naturais, alertando contra a ganância e a exploração desenfreada. Destacam a importância de plantar e cuidar do nosso Cerrado, preservar a oralidade, cuidar bem dos nossos filhos e aprender com tudo o que a terra nos oferece.

Disponível em:

https://open.spotify.com/episode/7bAe6LQ5fhbvvIeCd2MnEW?go=1&sp_cid=f1dc8b14c81cad33a18c82e11e5acb7e&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1&dlsi=40c10ec147164e39 

   

No 2º episódio do KaluCast, Saberes Ancestrais, convidamos a Marta Kalunga, que é mãe, artesã, empreendedora, condutora de visitantes e liderança responsável por realizar eventos e filmes culturais que celebram e preservam as nossas tradições. Para seguir os caminhos desse bate-papo, convidamos também a Hozana Francisca, grande mãe, benzedeira e rezadeira. No episódio, elas compartilham suas estratégias de resistência, lutas, sonhos e como os saberes ancestrais moldam suas vidas e comunidades. Marta Kalunga fala sobre sua experiência na preservação cultural através da Casa Memória da Mulher Kalunga, além de abordar a falta de protagonismo e reconhecimento das mulheres quilombolas. Enquanto isso, Hozana Francisca nos conduz por uma conversa de cura e muita fé, destacando a importância das rezas e das benzeduras na manutenção da saúde e bem-estar comunitário. Marta e Hozana revelam como seus conhecimentos e práticas ancestrais continuam a ser um alicerce para a organização e a sobrevivência de nossas comunidades, oferecendo uma visão inspiradora de resiliência e força. Ao ouvir suas histórias, podemos entender melhor a profundidade e a riqueza das tradições quilombolas e o papel crucial das mulheres na perpetuação dessas práticas.


Disponível em:

https://open.spotify.com/episode/1VAALnEi8o5v42e4uVuhCl?go=1&sp_cid=f1dc8b14c81cad33a18c82e11e5acb7e&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1&dlsi=4c5c6aadda104e8a