Guardiões do Cerrado trabalham para preservar o bioma

O Globo Repórter do dia 10 de dezembro de 2021 se aventurou pela natureza deslumbrante – e ameaçada – do Cerrado. O programa acompanhou o renascer das regiões do nordeste de Goiás que sofreram com incêndios criminosos. Conhecemos os “guardiões do Cerrado”, que se esforçam para manter o bioma vivo.

Na última seca, fogo criminoso transformou em cinzas 30 mil hectares da Chapada dos Veadeiros. Um brigadista formou um grupo de coletores de sementes para recuperar o local. Uma parte das sementes é doada e a outra é vendida. A renda vai para cerca de 80 famílias da região.

Além das belas cachoeiras, como a do Funil, o nordeste de Goiás também chama a atenção pela fauna. Pesquisadores da Universidade de Brasília registraram pela primeira vez a presença de onças-pretas na Chapada dos Veadeiros. O programa de conservação dos mamíferos da instituição monitora o comportamento de animais de médio e grande portes.

O programa também visitou lugares como o Vale da Lua, que tem uma paisagem que intriga visitantes, e o Vale de Marte.

 

Assista em: https://g1.globo.com/globo-reporter/playlist/globo-reporter-mostra-o-cerrado-um-lugar-fascinante-e-ameacado.ghtml

);