Mamulengo

O Mamulengo é um folguedo, uma brincadeira que se apresenta na forma do teatro de bonecos, sempre muito irreverente e muito ligado com seu público. O mamulengo é uma linguagem artística desenvolvida no nordeste brasileiro, no estado de Pernambuco, onde a história nos mostra um território explorado e colonizado pelos latifundiários da cana de açúcar. Dessa forma, com a presença de povos nativos da região, colonizadores europeus e africanos negros escravizados, neste espaço de sincretismo e de troca cultural, é que nasce o Mamulengo, fortemente influenciado pela comédia delarte e pelos signos e simbolismos africanos. 

O Mamulengo é constituído pela figura dos bonecos que são manuseados com as mãos e o manipulador dos bonecos fica escondido atras de um pano, exibindo apenas os bonecos. 

Os personagens são característicos e universais, de modo que o Mamulengo pode ser exportado para qualquer comunidade, como por exemplo o policial e a mulher grávida. Recheado de simbolismos e metáforas, a linguagem do Mamulengo se comunica com o cotidiano das pessoas, fazendo a ponte entre o real e lúdico, assim ele é capaz de trazer diversos elementos fundamentais para a coesão social e para a formação cultural de um grupo. Marginalizado e pouco reconhecido, o mamulengo enfrenta dificuldades em garantir seu espaço e sua importância no cenário político nacional até que no ano de 2015 foi reconhecido como patrimônio imaterial da nação brasileira, agregando valor e credibilidade a essa manifestação e aqueles que a praticam. 

Quando chegou no DF, o Mamulengo incorporou em suas pautas e textos, o contexto dessa região, fruto da diversidade cultural entre pessoas de todas as regiões do Brasil, se torna um lugar de encontro e de convivência para os trabalhadores que vieram para Brasília. Um dos grandes semeadores da arte mamulengueira, no DF, foi mestre Carlinhos Babau; a partir dessa tradição e dessa influência surge o Mamulengo Presepada de Chico Simões e diversos outros grupos que dão continuidade às novas gerações do folguedo.