Foto: XI Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas

Josino Medina, natural de Carlos Chagas (MG), iniciou sua trajetória musical com os festivais de música, na década de 80, no Vale do Mucuri. Ainda na década de 80, inicia a parceria com Pereira da Viola, pesquisando a cultura popular, compondo e apresentando em vários espaços e festivais. São dessa época suas composições Menina Flor, Margarida, Cantiga das 4 Luas e Cirandinha. Em 91 muda-se para Rondônia, onde trabalha com a Comissão Pastoral da Terra e participa do Movimento Cultural na cidade de Ji-Paraná. É dessa época a composição da trilha sonora para a peça teatral “Onde Tem Bruxa Tem Fada”, para a Turma do Menino Maluquinho e as músicas: Tawaraná, Enquanto Um Verso Vira Vida, Tear, Lembretes de Hudson, O Sopro do Vento, entre outras.
Em 93, volta para Minas Gerais e retoma o trabalho com Pereira da Viola, com quem se apresenta em várias cidades do estado.
Logo após forma o grupo Embaixadores da Lua, com Paulim Amorim e keila. Montam o espetáculo “Histórias e Cantigas do Reino de Deva”, com o qual excursionam por algumas cidades do Norte do país e de Minas Gerais. Nessa mesma época, dá movimento às “Quadras do Sertão – A história do Vaqueiro Sebastião Eugênio”, recolhidas da obra de Guimarães Rosa e de vaqueiros dos vales do São Francisco, Jequitinhonha e Mucuri.
A partir de 96, mudou-se para Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde reside até hoje. Nos últimos anos, além de continuar cantando, animando e apresentando encontros culturais e de movimentos populares, ministrando oficinas para educadores e crianças, tem se dedicado também a musicar poemas de outros autores, como do educador e poeta Carlos Rodrigues Brandão e da poeta gaúcha Sônia Anja.

“Fervoroso militante das questões ambientais, Josino é uma daquelas raras figuras que passeiam pelo Cerrado brasileiro, como se ele mesmo se transmutasse em um elemento da flora, tamanha é sua intimidade com a natureza”.
CORRÊA, Jussânia Borges. Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza. 2017. 268 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/31444>

Facebook: facebook.com/pages/category/Song/Josino-Medina-187180844680344/

 

Linkedin: linkedin.com/in/josino-medina-2594b022