Josino Medina, natural de Carlos Chagas (MG), iniciou sua trajetória musical com os festivais de música, na década de 80, no Vale do Mucuri. Ainda na década de 80, inicia a parceria com Pereira da Viola, pesquisando a cultura popular, compondo e apresentando em vários espaços e festivais. São dessa época suas composições Menina Flor, Margarida, Cantiga das 4 Luas e Cirandinha. Em 91 muda-se para Rondônia, onde trabalha com a Comissão Pastoral da Terra e participa do Movimento Cultural na cidade de Ji-Paraná. É dessa época a composição da trilha sonora para a peça teatral “Onde Tem Bruxa Tem Fada”, para a Turma do Menino Maluquinho e as músicas: Tawaraná, Enquanto Um Verso Vira Vida, Tear, Lembretes de Hudson, O Sopro do Vento, entre outras.
Em 93, volta para Minas Gerais e retoma o trabalho com Pereira da Viola, com quem se apresenta em várias cidades do estado.
Logo após forma o grupo Embaixadores da Lua, com Paulim Amorim e keila. Montam o espetáculo “Histórias e Cantigas do Reino de Deva”, com o qual excursionam por algumas cidades do Norte do país e de Minas Gerais. Nessa mesma época, dá movimento às “Quadras do Sertão – A história do Vaqueiro Sebastião Eugênio”, recolhidas da obra de Guimarães Rosa e de vaqueiros dos vales do São Francisco, Jequitinhonha e Mucuri.
A partir de 96, mudou-se para Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde reside até hoje. Nos últimos anos, além de continuar cantando, animando e apresentando encontros culturais e de movimentos populares, ministrando oficinas para educadores e crianças, tem se dedicado também a musicar poemas de outros autores, como do educador e poeta Carlos Rodrigues Brandão e da poeta gaúcha Sônia Anja.
“Fervoroso militante das questões ambientais, Josino é uma daquelas raras figuras que passeiam pelo Cerrado brasileiro, como se ele mesmo se transmutasse em um elemento da flora, tamanha é sua intimidade com a natureza”.
CORRÊA, Jussânia Borges. Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza. 2017. 268 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/31444>
Facebook: facebook.com/pages/category/Song/Josino-Medina-187180844680344/
Linkedin: linkedin.com/in/josino-medina-2594b022