Foto: Nilce Gomes

Joaci Ornelas é cantador, violeiro, compositor, instrumentista, pesquisador da cultura popular, produtor cultural e documentarista. Nasceu em 1966 na cidade de Salinas/MG, e atualmente mora em Belo Horizonte/MG. Joaci conheceu a viola em Salinas no ano de 1970 e vem se dedicando ao instrumento há 15 anos. Começou seu aprendizado de viola com um repertório de folias, batuques, cantigas de roda entre outras. A música mineira, brasileira, cultura popular e composições próprias, fazem parte de seu repertório atual (Ornelas 2017). Em suas gravações, Joaci mescla instrumentos da cultura popular com instrumentos da música erudita.

 

CORRÊA, Jussânia Borges. Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza. 2017. 268 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.  Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/31444>

Conforme o violeiro, neste CD [No Dizer do Sertão] suas composições não abordam a temática ambiental do Cerrado, mas existe uma influência da vida no Cerrado, é uma influência de sentimento em todo o trabalho, “a relação com as pessoas que eu convivi no sertão, a própria folia que é a 1ª música, e a próxima instrumental, que uso violas, rabecas, tem um rabequeiro que é da folia lá do São Francisco, que é do povo de lá” (Ornelas 2017).

 

Apesar de não trabalhar diretamente com a causa ambiental, esse violeiro vem desenvolvendo projetos e ações para incentivar a prática das sabedorias populares (folias, danças populares, religiosidade) em comunidades rurais da bacia do rio São Francisco, região de predominância do Cerrado (Ornelas 2017). “Mas no campo da cultura popular de tradição, abordamos a viola, o meio ambiente, educação, saberes populares etc.,” explica Joaci.

 

Joaci informa que, em suas pesquisas de campo voltadas principalmente para as manifestações de cultura popular e da viola na região de Cerrado mineiro, os músicos continuam bem fiéis aos temas que eles cantam. Ao mesmo tempo eles sentem as transformações geográficas, ambientais e de costumes impostas no dia a dia para eles, mesmo que não transmitam isso imediatamente para as músicas, que pertencem a uma tradição cultural (Ornelas 2017).

 

CORRÊA, Jussânia Borges. Ecomusicologia no Cerrado: violeiras e violeiros convivendo com a natureza. 2017. 268 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.  Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/31444>

Tel: (31) 99671-2729

E-mail: joaciornelas@gmail.com

Facebook: joaciornelasmusico

Youtube: Joaci Ornelas

Palco MP3: Joaci Ornelas