Foto: Francesca Maiolino

Nascido em Recife, mas criado em Brasília, o violeiro Cacai Nunes começou seus estudos na Escola de Música de Brasília. Atualmente é professor de viola caipira na Escola de Choro Rafael Rabello. Lançou em agosto de 2006 seu primeiro disco, intitulado O Avesso, apresentando suas próprias composições. O CD contou com participações dos músicos Gabriel Grossi, Daniel Santiago, George Lacerda, Sandro Araújo, Marcos Wander, Robert Curto e Wava El Afiouni.

 

Com 3 álbuns lançados, o violeiro Cacai Nunes percorre um trajeto em que procura explorar a viola brasileira com pluralidade, mostrando-a como um instrumento versátil e com grande potencial harmônico e melódico.

 

Macumbeiro, chorão e forrozeiro, já visitou países da Europa, África, América do Norte e do Sul mostrando a diversidade da sua música e de sua viola. 

 

Cacai Nunes Entrevista. Instrumental Sesc Brasil, 2007. Disponível em: <https://www.instrumentalsescbrasil.org.br/artistas/cacai-nunes/entrevista-em-21-agosto-2007>. Acesso em: 21 de junho de 2020.
Violeiro Cacai Nunes. Cacai Nunes, 2020. Disponível: <https://www.cacainunes.com/copia-violeiro>. Acesso em: 21 de junho de 2020.

Cacai Nunes vem se destacando no cenário da música instrumental ao agregar novas possibilidades para a viola brasileira.

Seu primeiro disco “O Avesso” foi lançado em agosto de 2006, apresentando suas composições e arranjos de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis. Em 2007, fundou o Curso de Viola na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, onde depois virou professor. Em 2013, lançou seu segundo álbum, “Casa do Chapéu”, gravado ao vivo na sua chácara localizada na área rural de Sobradinho(DF) e onde apresenta elementos da música dos terreiros de candomblé e de sua convivência com os animais do cerrado, mesclados com a sonoridade da viola.

E também é um grande pesquisador de música nacional. Ele desenvolve o trabalho no site Acervo Origens e desde 2010 apresenta o programa de mesmo nome na Rádio Nacional. O programa vai ao ar aos sábados na Rádio Nacional Brasília FM 96,1mhz ou online no www.acervoorigens.com.

Com base neste Acervo, Cacai também realiza o Forró de Vitrola, discotecando somente em discos de vinil o repertório tradicional da música nordestina, em que artistas como Azulão, Zito Borborema, Jacinto Silva, Marinalva, Zé Calixto, Joci Batista e tantos outros estão presentes.

Já foram mais de 100 bailes em locais diferentes de Brasília.

 

Violeiro Cacai Nunes. Cacai Nunes, 2020. Disponível: <https://www.cacainunes.com/copia-violeiro>. Acesso em: 21 de junho de 2020.

Tel: (61) 9 9545-2662

E-mail: cacainunes@gmail.com

Facebook: @cacai.nunes

Instagram: @cacainunes

Youtube: Cacai Nunes

Twitter: @cacainunes

Soundcloud: Cacai Nunes

Site: cacainunes.com/