Os Três Porquinhos no Cerrado

Autor: Maria Duringer

 

Esse livro faz parte do projeto “Mãeria, músicas e histórias com toque de mãe”, que tem como missão criar experiências de conexão entre crianças e seus cuidadores através da música e da contação de histórias.
“Os três porquinhos no Cerrado” é uma releitura do clássico da literatura infantil e se passa em um dos biomas mais ricos em biodiversidade do Brasil. A história partiu da experiência empírica de sua autora, que através da maternidade se descobriu reformulando diversos contos já consagrados no imaginário popular para contá-los aos seus filhos. Tais histórias, embora imortalizadas, nem sempre carregam mensagens e aprendizados condizentes com os valores educativos das atuais gerações. Nesse sentido, esse livro apresenta uma versão mais otimista e positiva acerca do tipo de casa construída por cada porquinho. Os julgamentos de “não ser trabalhador suficiente” que emolduram a versão conhecida da história dão lugar para uma miscelânea de qualidades inerentes a cada personagem, que explicam de maneira mais construtivista suas escolhas e ajudam o leitor e a leitora a se conectarem com a beleza de cada personalidade.
Outro tema abordado no livro é o da valorização e reconhecimento desse importante (e muitas vezes invisibilizado) bioma brasileiro: o Cerrado!
Com suas árvores tortuosas, resistentes ao longo período de estiagem que costuma durar cerca de 6 meses do ano, o Cerrado e suas variações é predominante na região centro oeste brasileira, e atualmente, o bioma latino americano mais ameaçado pelo desmatamento ocasionado pelas grandes monoculturas que avançam no centro-norte do Brasil.
Esperamos que com essa leitura, crianças e adultos possam ressignificar a relação entre os 3 irmãos porquinhos e conhecer mais sobre o rico e encantador cerrado brasileiro.

);