Brasília: Um Sonho construído

O Museu do Cerrado junto a outras 18 instituições locais construíram o projeto Brasília do Google Arts & Culture em comemoração dos 60+1 anos da cidade. A mostra está disponível na seguinte plataforma:

https://artsandculture.google.com/project/brasilia ou através do aplicativo disponível para iOS e Android.

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture, seguindo os passos de outras grandes cidades também reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, Pittsburgh e Milwaukee, nos EUA, e Lagos, na Nigéria.

A coleção Brasília: um Sonho Construído apresenta um passeio imersivo pelo passado e presente da capital desenhada por Oscar Niemeyer e planejada por Lúcio Costa, por meio de 90 exposições virtuais com cerca de 4.000 imagens históricas, além de 200 obras de arte digitalizadas em alta resolução, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade e recursos educativos para pais e professores.

 

Brasília antes de Brasília

Além da série de imagens da construção da capital, um dos destaques da exposição virtual é a seção com registros históricos do Arquivo Público do Distrito Federal, que apresenta eventos fundamentais para o surgimento da cidade.

Entre eles estão as trajetórias dos trabalhadores e trabalhadoras que chegaram ao centro do país para construir a cidade. Cada história é contada a partir das cartas enviadas às famílias, nas mais distantes regiões, com relatos emocionantes sobre os dias em que Brasília saía do papel e se tornava realidade. Os documentos podem ser lidos ou ouvidos em uma das experiências mais marcantes da mostra.

 

As mentes da capital

A coleção traz uma seção dedicada ao pioneirismo e trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, uma das mentes por trás da construção da cidade. Entre suas obras está a Catedral Metropolitana de Brasília, que ganhou uma versão em 3D e pode ser vista em realidade aumentada, permitindo projetar o monumento e interagir com ele pelo celular de onde estiver.

O Museu Nacional da República abriga acervo que conta com mais de 100 obras de arte digitalizadas, de artistas modernistas e contemporâneos

Ainda, é possível conhecer as criações de Niemeyer em ângulos pouco convencionais na seção “Brasília vista de Cima”, proposta pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), com imagens aéreas inéditas de paisagens, jardins, parques e prédios icônicos do Plano Piloto, sendo possível ver as escalas urbanas que definem as identidades arquitetônicas e culturais de Brasília.

 

Viagem aos museus

A experiência pela capital federal também reserva espaço para museus cujo trabalho é preservar a arte e o patrimônio da cidade e do Brasil, do Museu Nacional da República à Fundação Athos Bulcão, passando pelo acervo de arte da Câmara dos Deputados.

Graças à tecnologia de Art Camera, imagens de mais de 200 obras de artes foram capturadas em ultrarresolução, possibilitando uma visão mais detalhada da técnica de cada artista. Entre elas estão Buffalo e os Siouxies, de Alice Lara, e Paisagem nº 9, de Lucia Laguna, ambas expostas no Museu Nacional da República, cujo acervo on-line também conta com outras 100 obras de arte digitalizadas, de artistas modernistas e contemporâneos.

Por meio de imagens do Google Street View, os visitantes percorrem os corredores de seis museus da capital por meio de tours virtuais em 360°, entre eles o Museu de Valores, o Centro Cultural dos Três Poderes e também o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Google Arts & Culture dá acesso a exposições de mais de 2.000 museus ao alcance de suas mãos. É uma forma imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo, como as pinturas da casa de Van Gogh, o movimento pelos direitos da mulher e o Taj Mahal, entre outras histórias e temas surpreendentes. O aplicativo é gratuito e está disponível on-line para iOS e Android. A plataforma tem sido parceira de inovação para instituições culturais desde 2011. O Google Arts & Culture desenvolve tecnologias que ajudam a preservar e compartilhar a cultura e permitem aos curadores criarem exposições atrativas online e offline.

Lista completa dos parceiros

 

Museu do Cerrado

Câmara dos Deputados
Fundação Athos Bulcão
Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília
Museu Casa Cora Coralina
Supremo Tribunal Federal

Museu de Arte de Brasília – MAB

Centro Cultural Três Poderes
Complexo Cultural de Planaltina
Biblioteca Nacional de Brasília
Memorial dos Povos Indígenas

Complexo Cultural Samambaia

Instituto de Arquitetos do Brasil – Distrito Federal
Biblioteca Pública de Brasília
Centro Cultural do TCU
Museu de Valores
Arquivo Público do Distrito Federal
Fundação Brasileira de Teatro

Museu Nacional da República