KALUNGA: Nossa História, Nossa Liberdade
Quem ainda não viu, sugiro. E quem quiser, divulgue. As questões sociais envolvidas são válidas para debates e discussões acerca de uma realidade conflitante, em que há a insistência de uns para que os negros continuem se submetendo à condições de seus antepassados e os kalungas, que não querem continuar na miséria sabendo e vendo que as pessoas de fora, da cidade, têm acesso e são favorecidas pelo avanço tecnológico, modernização. Os kalungas não querem ter o reconhecimento eterno em carregar uma herença de muito sofrimento de seus antepassados. Eles apenas pedem que pesquisadores, sociólogos, equipes de jornalismo e todos que os visitem, retratem a vida deles como forma de contribuição para a sociedade e para eles também, principalmente.
Espero que gostem !!! Abraços Juliana Braga D’Almeida julianabdalmeida@hotmail.com @julianadalmeida
SINOPSE: O documentário mostra as dificuldades de acesso à história kalunga seja pela falta de informação e divulgação dentro da própria comunidade ou pela negação, devido a desconfiança sobre o uso e exploração da cultura kalunga fora, sem qualquer benefício a comunidade.
O video documentário foi exibido em diversos Festivais de Cinema entre 2003 e 2013. Foi selecionado e participou inclusive em Tóquio no Japão. No Brasil foi exibido nos Festivais de Cinema de Gramado – RS, Cuiabá – MT, Tiradentes – MG, Rio de Janeiro – RJ e Festival MERCOSUL de videos documentários.
O reconhecimento, a relevância e a temática, certamente, são os fatores mais importantes que refletem sua participação em todos esses Festivais.
Disponível em: https://youtu.be/riuQJ2JYdhI?si=JI4vsyestX1caWta