Ribamar Araújo

Ribamar é ator, produtor cultural, desenhista e começou no teatro na década de 90, ao lado de artistas renomados, local e nacionalmente, como Cláudio Falcão, Adriana Nunes, Alexandre Ribondi e Camila Pitanga. O multifacetado artista deu aula de HQ e desenho, por 20 anos na Oficina de Artes. Ele criou os personagens da Turma do Cerrado lançada, oficialmente, em 2018 com a 1ª Edição da Revista em formato de Gibi, sobre o Pato Mergulhão. O professor de quadrinhos Ribamar Araújo encontrou nos gibis uma maneira de mostrar para crianças e adultos a importância do Cerrado, principal bioma do Distrito Federal.

Turma do Cerrado
Os personagens da Turma do Cerrado foram criados em 1989 por Ribamar Araújo que tinha 17 anos na época. Apaixonado por animais e plantas, ele sentia falta de conhecer animais da região centro-oeste do Brasil, até porque, os escassos programas de tv da época só falavam de animais africanos. Então ele, menino curioso como ninguém, começou a pesquisar entre livros e enciclopédias e percebeu que tão perto dele existia uma fauna e flora riquíssima.

 

Daí nasceu a Turma do Cerrado, que tem como personagens principais: Ciganinha a flor, Bandeira o tamanduá, Peba o tatu, Casquinha a cascável, Buraqueira Fofoqueira a coruja, Tuca o tucano, e por fim Guarê, o lobo-guará. O lançamento inicial da Turma do Cerrado foi através da distribuição gratuita da 1ª edição de uma revistinha em formato de Gibi, contando a história do Pato Mergulhão que é um animal que está em risco de extinção.

 

A Turma do Cerrado veio com a intenção de amarmos e conhecermos a nossa fauna e a nossa flora para reconhecermos o quanto podemos ter orgulho desse bioma maravilhoso que muita gente acha que é um bioma pobre por terem suas árvores retorcidas e um solo pedregoso; é aí que vem a mágica do cerrado, ele serve para armazenar as águas das chuvas porque ele é a caixa d’água do Brasil.

 

Apenas com a parceria do Instituto Mais Cerrado e sem ajuda de nenhum órgão governamental, foi prensado mais de 100.000 gibis e entregues em muitas escolas públicas de Brasília e região e serviu para ajudar os professores a terem materiais para falar do cerrado.

 

A TURMA DO CERRADO é criação exclusiva e os direitos de uso de imagem e textos são do desenhista Ribamar Araújo

Alguns links para que possam conhecer um pouco mais do trabalho de Ribamar Araújo:

https://globoplay.globo.com/v/7434052/programa/

https://www.youtube.com/watch?v=iTtsK8rIXRA

E.mail: riba33ster@gmail.com

Tel: (61) 99214-4858