Romulo Pinto Andrade

Nasceu em Niterói, março 1954. Viveu sua infância entre Jacarépaguá e a Tijuca, cidades do Rio de Janeiro, com longos períodos residindo com seu pai em São Paulo.

Mudou-se para Brasília em 1975 com uma turma de jovens poetas, youguins e astrólogos. Colaborou com o JOU – Jornal Ordem do Universo. Em 1976 ingressa na UnB formando-se em artes pláticas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília em 1985. Após a graduação, continuou seus estudos, convivendo com alguns notáveis artistas brasileiros, aprimorando-se nas artes visuais e trabalhando profissionalmente como designer gráfico.

Durante cerca de 30 anos dedicou-se a uma abordagem poética dos sertões, o Brasil profundo, focalizando especialmente a região dos cerrados. Como artista e arte educador participou ativamente do movimento ambientalista nas décadas de 80 e 90. Estuda a obra de Guimarães Rosa, Carmo Bernardes entre outros poetas e mestres da literatura e da tradição popular. 

Estudou linguagem visual com Luiz Áquila; gravura em metal com Rossini Perez; desenho com Douglas Marques de Sá , Cathleen Sidki e Glênio Bienchetti; Historia da Arte com Fayga Ostrower. 

Atualmente trabalha com pintura em diversos suportes que ele mesmo prepara. Gosta de reutilizar materiais nobres: madeira, tecido, papel feito à mão, lona e metal impregnados pelo tempo. Suas pinturas, desenhos, e objetos remetem a um olhar poético para os povos indígenas e selvagens do futuro. Propõe uma arte para o reencantamento do mundo, que resgate a dimensão dos sonhos, o mundo simbólico, o tempo mítico.   

Vende suas obras como conseqüência de um fluxo natural de criação, produção e mostra. Não é um artista voltado pro mercado. Produz muito, diariamente mas faz outras coisas pra se manter. Tem família, foi pai quando ainda estudante e educou quatro filhos hoje já adultos. É pai de três filhas – Iana, Florinda e Júlia Morena e de dois rapazes – Cassiano e Leonardo. Vive e administra sua vida com simplicidade. Prefere as coisas essenciais e se sente feliz assim.

Conheça algumas obras de Romulo Pinto Andrade