Amanda Leite

Conheça algumas exposições de Amanda Leite:

AMBIVALÊNCIA

Andar pelo cerrado, sentir o cheiro do verde, olhar para o alto e enxergar o vento na copa das árvores, em silêncio olhar para dentro, ouvir o estalar das folhas, caminhar um pouco mais, pisar o chão, observar o restos das árvores tornarem-se adubo ao que está por vir. Encontro um tronco de árvore queimado, isolado na paisagem, é o cerrado dando lugar a plantios de monocultura e novas pastagens. Interrompo o fluxo, fotografo um resto frágil que pulsa, que pede a atenção. A série Ambivalência dá visibilidade ao Cerrado Tocantinense a partir de fotografias impressas em tecido. Usar o tecido como suporte está muito além de uma experiência estética. O linho é um tecido fino, elegante, de valor, mas sem a proteção da costura pode desfiar, sujar, amassar, criar vincos, ao mesmo tempo em que nos permite expor delicadamente em suas tramas, dois lados, numa transparência opaca e fosca. O suporte em tecido é também lugar de conflito, instável, que pede atenção intensa às fragilidades. A série, numa poética rústica, está na contramão de uma performance ativista e utilitária das imagens. Parto do Cerrado para falar, quem sabe, de nós mesmos, de nossa intimidade, de nossas limitações, de nosso  próprio cotidiano. Aqui importa a travessia (a nossa travessia) para/com as imagens e seus sentidos. De um lado, estamos diante de um ecossistema brasileiro que sofre inúmeras ameaças, em especial na região Norte do Brasil. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, mesmo assim, todos os anos têm que lidar com as queimadas e o descaso nas instâncias macro e micropolíticas brasileiras. As fotografias dão a ver e colocam  “na mira” a potência e a força deste bioma além de evidenciar a poética contida nas tramas da mata de galeria. O bioma persiste, insiste, resiste. De outro lado, é a fragilidade humana, seu distanciamento da natureza, sua negligência e quase uma ausência de atenção à vida que também é exposta. Diante dessas fragilidades, não há um sentido de realidade, de totalidade, de verdade, há ambivalências, desejos, fantasias, sonhos que marcam modos de viver e habitar a Terra, nossa casa, nosso chão. A poética do que nos é familiar – o cerrado – é um convite para sentir a intensidade de cada imagem num modo de ver atravessado pelo afeto, pela memória, pelo sensível. Um exercício de olhar que vagueia os olhos pela fotografia sem pressa, como um gesto de interrupção. O fio condutor da fragilidade, suspende a passagem do tempo para justamente criar narrativas, estimular pensamentos ou como nos sugere o escritor Rubem Fonseca, inventar condições para “vastas emoções e pensamentos imperfeitos”.

CERRADO NEGATIVO

A série produz um experimento que inverte cores, cria sobreposições e manipula a entrada de luz na fotografia para dar a ver ou revelar (como em um processo analógico) a potência e a força deste bioma. Se antes necessitávamos testar a inversão da imagem em um papel fotográfico sensível e espelhar a imagem para produzir seus múltiplos, aqui o desejo é sensibilizar nosso próprio modo de olhar as imagens contemporâneas. Ressignificar o positivo na imagem digital. Assim, importa olhar para as fotografias de um jeito diferente. Neste exercício, o espaço negativo enfatiza o assunto principal de uma foto, direciona o olhar, toma a poética da mata de galeria para mostrar outras nuances, outras paisagens. Nossa mente foi estimulada durante muito tempo a produzir modos de como olhar projetando sobre o que se olha formas, cores, tamanhos, texturas. A série abre outros convites. O negativo cria intervalos, permite respirar, revela fissuras, dá pausas. No encontro digital entre o negativo e o positivo interessa experimentar as cenas em suas singularidades, além de um resultado estético, uma busca por outras sensações.

          

LAGO

Lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém uma quantidade variável de água. Água da chuva, água de nascente, água dos rios que vazam nestas depressões. A quantidade de água de um lago depende do clima de cada região. No Tocantins, um dos estados de temperaturas mais elevadas do Brasil, os lagos são alternativas para refrescar o calor intenso. A série fotográfica Lago é uma provocação ao mês de agosto, um dos meses mais quentes neste estado. O espelho propõe olhar as fotografias mais de uma vez, examiná-las, estabelecer jogos entre as coisas, suspender o tempo e quiçá compartilhar a poesia. O reflexo não representa, arrisca. Quer lançar a paisagem de tons pastéis às margens de um lago. A personagem nos conduz para uma árvore. Observa os arredores. Vê o horizonte. Deseja a vastidão e o infinito. Oásis cristalino, profundo. É possível tomar o barulho dos ventos como inspiração? O ardor das queimadas como resistência? Miragens. Efeito óptico para além de um desvio de luz nos objetos. Sabor de água doce. Frescor. Dia ensolarado. No tempo de cada fotografia as coisas se transformam. Ar. Memória. Cheiro. Poeira colorida colorante da estação. Cada fotografia inaugura o lugar do olhar. Abertura. Leitura. Distorção. Deslocamento. Para Adolfo Navas (2017, p. 83-84) “há […] certos devires em curso que envolvem a fotografia em outros dispositivos e horizontes. E deve-se dizer que podem constituir linhas de fuga no campo de forças no campo nomeado como cultura fotográfica, no qual a fotografia precisa sair de certa redoma instrumentalizante e apostar na imagem fotográfica mais transversal, como território em contínua reconquista de liberdade, no fundo, sempre, no conjunto da imagem por vir como o desconhecido”. Lago de palha que flutua. Azul. Ilhas de tempo. Possíveis constelações de pensamentos, intensidades e sentidos

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