Carlos Alvarez

Carlos Alvarez nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília desde 2004. A paixão pelo desenho veio muito cedo, graças a uma aptidão natural e influenciado pelo seu saudoso irmão Francisco Alvarez, desenhista talentosíssimo que nos deixou muito cedo.

Apaixonado pela natureza, em especial pelos animais, estudou biologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde se graduou bacharel em biologia, obtendo mais tarde o título de mestre em biologia (ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Não podia ser diferente que os animais fossem também a principal fonte inspiradora dos seus desenhos e que esses, num caminho inverso, sofressem influência da sua formação acadêmica, o que o fez desenvolver uma maneira especial de ver esses animais e de reproduzi-los artisticamente, buscando a essência, o movimento, como numa brincadeira de criança na qual imitamos nossos bichos preferidos.

O Cerrado veio como uma paixão tardia para quem antes só tinha olhos para a exuberante Mata Atlântica da sua terra natal. A fantástica biodiversidade do cerrado serviu de inspiração e de ponto de partida para a concepção e essa série de desenhos que já foi, inclusive, exposta pelo Jardim Botânico de Brasília.

Da mesma forma que a Mata Atlântica, o Cerrado está em perigo: acredita-se que seja o bioma brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana, seja pela atividade agrícola, pecuária ou expansão urbana. Por acreditar que a arte é uma importante ferramenta de conscientização ambiental, o artista espera estar desempenhando o papel que lhe cabe na tão necessária mudança  da sociedade em relação ao mundo em que vivemos.   

O cerrado é vivo e colorido!

e-mail: carlosalvarezart@gmail.com
tel. (61) 98346-6662
Facebook e instagram https://www.facebook.com/carlosalvarezart

Conheça as suas obras:

Reportagem Ilustrador transforma natureza em arte com giz pastel 

Carlos Alvarez é biólogo e afirma que o processo de criação chega a demorar até três semanas.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/06/24/ilustrador-transforma-natureza-em-arte-com-giz-pastel.ghtml