Arqueologia em Tocantins

O Núcleo Tocantinense de Arqueologia – NUTA

O Núcleo de Arqueologia coordena, desenvolve, orienta e executam estudos e pesquisas na área específica de Arqueologia, na área de Patrimônio Histórico Cultural e Natural e na área de Paleontologia, tendo como apoio técnico/científico as áreas de Antropologia, História, Educação, as ciências do Meio Ambiente (Geografia e Biologia) entre outras áreas afins.

Exerce parceria com o Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB – Rio de Janeiro – RJ, por meio de um convênio firmado para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O NUTA atua no Estado do Tocantins, na região norte de Goiás e na região sul do Maranhão em Projetos e Programas de Prospecção, Monitoramento e Salvamento Arqueológico e no Levantamento e Registro do Patrimônio Histórico e Cultural.

Desde 1999 o NUTA reputa como da maior importância, pelo que representa para o cenário cultural do estado e região, contribui significativamente com a consolidação de estudos e pesquisas, colocando o Tocantins no cenário arqueológico nacional. Síntese dos objetivos das ações da Educação Patrimonial do NUT.

Site: https://www.unitins.br/nuta/historia.aspx

Publicações:
  • Do megalitismo às gravuras rupestres: contribuições para a arqueologia da Região do Jalapão, Tocantins, Brasil
    “O Jalapão é uma região tocantinense ainda praticamente desconhecida para a arqueologia brasileira.  Se em um primeiro momento parece um ambiente quase desértico, na verdade é farto em água e apresenta grande diversidade biológica, constituindo-se verdadeiro celeiro para as populações indígenas pretéritas.”
    PDF

• Variabilidade tecnológica nos sítios líticos da região do Lajeado, médio rio Tocantins

Tese de doutorado na Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2005.
    PDF