Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem (LAP)

O Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem (LAP) integra o Departamento de Antropologia do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele é parte do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Instituição, e conta com um corpo de servidores dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas especialidades da Arqueobotânica. O LAP atende desde estudantes da Iniciação Científica à Pós-Graduação, além de pesquisadores e colaboradores externos, disponibilizando equipamentos, coleções científicas e cursos. Ao longo de sua história, o LAP tornou-se referência nos estudos de Arqueobotânica no Brasil, contribuindo de forma contínua para o desenvolvimento da disciplina e atuando junto a pesquisadores da própria Universidade de outras instituições.

Coleções

O LAP atua na composição, guarda e curadoria das Coleções Arqueobotânicas do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Trata-se de um conjunto de coleções inter-relacionadas, compostas pelas Coleções de Referência e Coleções Arqueobotânicas. A organização deste acervo começou nos anos 1990, como resultado da tese de doutoramento da Professora Rita Scheel-Ybert, e diversos profissionais têm contribuído para sua composição e ampliação. A maior parte deste acervo foi destruída no incêndio que atingiu a Instituição em 2018, e atualmente a equipe do LAP atua em sua reconstrução, através de projetos de pesquisa e projetos institucionais que estão em andamento.

As Coleções de Referência consistem em um conjunto de amostras de partes de plantas atuais bem determinadas taxonomicamente, utilizadas como material comparativo nas análises arqueobotânicas.  Elas são divididas em:

• Antracoteca: amostras de carvão vegetal;

• Xiloteca: amostras de madeira;

• Carpoteca: amostras de frutos, sementes conservadas em meio líquido ou seco;

• Órgãos subterrâneos: amostras de raízes, tubérculos e outros órgãos subterrâneos dessecadas, carbonizadas e em meio líquido;

• Microbotânica (Fitoliteca, Amidoteca, Laminoteca de madeira): amostras de estruturas microscópicas extraídas de plantas atuais, submetidas a tratamentos físicos e químicos  e conservadas em lâminas para microscopia.

As Coleções Arqueobotânicas consistem em amostras de remanescentes vegetais de sítios arqueológicos de diversas afiliações culturais que ocuparam o território brasileiro, desde tempos pré-coloniais até o período histórico. Elas são divididas em:

• Antracologia: amostras de carvão vegetal coletadas em sítios arqueológicos;

• Microarqueobotânica: amostras de estruturas microscópicas de origem vegetal coletadas em contexto arqueológico ou extraídas de materiais arqueológico, submetidas a tratamentos físicos e químicos e conservadas em meio líquido ou em lâminas para microscopia.

Todo esse material está à disposição para consulta e uso em pesquisas científicas. Os interessados devem entrar em contato com a Curadoria de Coleções Arqueobotânicas do Departamento de Antropologia da Instituição para mais informações, através dos contatos do LAP.

Curadores das Coleções Arqueobotânicas do Museu Nacional (Setor de Arqueologia, Departamento de Antropologia, MN/UFRJ):

Curadora: Rita Scheel-Ybert

Substituto Eventual: Leonardo Waisman de Azevedo

Onde nos encontrar:

O LAP-MN/UFRJ está temporariamente localizado no prédio do Departamento de Botânica, que fica no Horto Botânico do Museu Nacional. É o último prédio à direita, no fim da alameda e antes da Biblioteca.

O Horto Botânico fica próximo à entrada da Quinta da Boa Vista pela Rua General Herculano Gomes, em frente às estações de metrô e de trem de São Cristóvão.

Email: lap@mn.ufrj.br

Telefone: temporariamente estamos sem telefone

Endereço: Horto Botânico do Museu Nacional, Quinta da Boa Vista, s/nº – São Cristóvão 20940-040 Rio de Janeiro, RJ. Brasil