Conflitos no Campo Brasil 2021

De acordo com os dados do Centro de Documentação da CPT – Dom Tomás Balduíno (Cedoc-CPT), foram registrados 35 assassinatos em conflitos no campo no ano de 2021. Um aumento de 75% em relação a 2020, quando foram registrados 20 assassinatos*. Conforme tendência demonstrada nos dados parciais divulgados em dezembro passado pela CPT, em 2021 houve um aumento de 1.100% nas mortes em consequência de conflitos no campo. Além disso, outras violências como Trabalho Escravo tiveram aumento em 2021. O número de resgatados dessa prática mais que dobrou no campo no último ano. Os casos aumentaram 76%. 
 

Maranhão é o segundo estado com maior número de assassinatos no campo em 2021, foram registrados nove (09) assassinatos, o que representa aumento de 80% no número de assassinatos decorrente de conflitos no estado. 

 

Além disso, outras formas de violência contra os povos do campo, das águas e das florestas, foram destacadas na publicação. O relatório alertou para um aumento no número de conflitos por terra, água e trabalho escravo . 

Lançamento – Conflitos no Campo Brasil 2021