Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal

      ANO:

      2020-2025 (2º ciclo –

      previsto)

      2011-2016 (1º ciclo)

      BIOMA:

      Cerrado e Pantanal.

INTRODUÇÃO:

 

“O Cerrado é um dos 25 hotspots mundiais de biodiversidade, que são as regiões do planeta mais ricas biologicamente e mais ameaçadas.

Além disso, assim como o Pantanal, esse bioma teve sua importância reconhecida pela convenção Ramsar, que protege áreas úmidas do mundo. A Planície pantaneira foi também declarada pela Unesco como patrimônio mundial.

É responsabilidade do Governo Brasileiro, por intermédio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o desenvolvimento de estratégias para conhecer e proteger essa riqueza, além de recuperar as espécies ameaçadas de extinção, por meio de medidas como a elaboração e implementação de planos de ação, conforme estabelecido pela Portaria ICMBio nº 43/2014, segundo os procedimentos propostos pela IN nº 25/2012. Com o propósito de estabelecer metas e ações para conservação das aves nesses Biomas, foi elaborado o Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal, que contempla um total de 52 espécies, sendo 28 espécies ameaçadas de extinção segundo a Lista Oficial Brasileira (Portaria MMA nº 444/2014).

O Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal foi elaborado em oficina participativa realizada entre os dias 10 e 14 de junho de 2013, na região da Serra do Cipó, no município de Santana do Riacho – Minas Gerais. A oficina contou com a participação de 39 representantes de 30 instituições entre pesquisadores, especialistas, terceiro setor e instituições públicas”.

 

OBJETIVO:

 

“Diminuir a perda e iniciar a recuperação de habitats e produzir conhecimento sobre as espécies do PAN. Para tanto, foram estabelecidos cinco objetivos específicos e 71 ações. O CEMAVE é o Centro responsável pela coordenação do PAN Aves do Cerrado e Pantanal, com supervisão da Coordenação-Geral de Manejo para a Conservação, da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes”.

 

Fonte: ICMBio. Sumário Executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal. Brasília, outubro de 2015. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-aves-do-cerrado-e-pantanal/1-ciclo/pan-aves-do-cerrado-pantanal-sumario.pdf>. Acessado em: 22 de maio de 2020.

 

ESPÉCIES AMEAÇADAS:

 

TAXON

NOME COMUM

CATEGORIA

AVES

Columbina cyanopis

Rolinha-do-planalto

CR

Sporophila maximiliani

Bicudo-verdadeiro

CR

Conothraupis mesoleuca

Tiê-bicudo

EN

Coryphaspiza melanotis

Tico-tico-de-máscara-negra

EN

Geositta poeciloptera

Andarilho

EN

Nothura minor

Codorna-mineira

EN

Pyrrhura pfrimeri

Tiriba-de-pfrimer

EN

Scytalopus iraiensis

Macuquinho-da-várzea

EN

Scytalopus novacapitalis

Tapaculo-de-brasília

EN

Taoniscus nanus

Inhambu-carapé

EN

Urubitinga coronata

Águia-cinzenta

EN

Alectrurus tricolor

Galito

VU

Celeus obrieni

Pica-pau-do-parnaíba

VU

Cercomacra ferdinandi

Chororó-de-goiás

VU

Harpia harpyja

Gavião-real

VU

Hydropsalis candicans

Bacurau-de-rabo-branco

VU

Penelope ochrogaster

Jacu-de-barriga-castanha

VU

Sporophila hypoxantha

Caboclinho-de-barriga-vermelha

VU

Sporophila melanogaster

Caboclinho-de-barriga-preta

VU

Sporophila nigrorufa

Caboclinho-do-sertão

VU

Sporophila palustris

Caboclinho-de-papo-branco

VU

Sporophila ruficollis

Caboclinho-de-papo-escuro

VU

Tigrisoma fasciatum

Socó-boi-escuro

VU

Fonte: ICMBio. Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves do Cerrado e Pantanal. [S.I]. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/3618-plano-de-acao-nacional-para-a-conservacao-das-aves-do-cerrado-e-pantanal >. Acessado em: 22 de maio de 2020.

);