Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos

Onça Pintada. Foto: Divulgação/Roberto Lorenzo

 

ANO:

2018-2023 (1º ciclo)

BIOMA:

Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

INTRODUÇÃO:

 

O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos – PAN Grandes Felinos contempla duas espécies ameaçadas de extinção e tem como objetivo geral “reduzir a vulnerabilidade da onça pintada e da onça parda, em 5 anos, com vistas a melhorar o estado de conservação de suas populações. Este plano será coordenado pela Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – ICMBio/CENAP com a com a supervisão da Coordenação Geral de Estratégias para Conservação da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade – ICMBio/DIBIO/CGCON no período de 2018-2023 (1º ciclo).

A perda de metade do Cerrado em razão do desmatamento para dar lugar a atividades agropecuárias é crítica para a sobrevivência do animal. Além da ausência do habitat natural, a espécie sofre com a caça predatória e de retaliação, que é hoje uma das principais ameaças para a população remanescente.

 

OBJETIVO:

 

“Para atingir o objetivo previsto no caput, o PAN Grandes Felinos, com prazo de vigência até 2023, estabeleceu ações distribuídas em seis Objetivos Específicos, assim definidos:

I – Manutenção de áreas adequadas para a permanência das espécies de grandes felinos, em 5 anos;

II – Aumento da conectividade funcional (habitat e populações) e da qualidade ambiental para grandes felinos, em 5 anos;

III – Criação e ampliação de medidas para reduzir o número de indivíduos abatidos de grandes felinos, em 5 anos;

IV – Promoção de medidas de convivência entre grandes felinos e seres humanos de modo a diminuir os impactos negativos, reais ou percebidos, nas atividades antrópicas, em 5 anos;

V – Promoção de boas práticas e medidas para minimizar os impactos negativos de empreendimentos, visando favorecer a manutenção das espécies de grandes felinos em vida livre, em 5 anos; e

VI – Aprimoramento dos procedimentos de resgate, recepção, manutenção, reabilitação e destinação de indivíduos de grandes felinos, em 5 anos”.

 

Fonte: ICMBio. Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos. [S.I] 2018. Disponível em: < https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-grandes-felinos/1-ciclo/pan-grandes-felinos-portaria-aprovacao.pdf>. Acessado em: 23 de maio de 2020.

 

ESPÉCIES AMEAÇADAS:

 

TAXONNOME COMUMCATEGORIA

MAMÍFEROS

Panthera oncaOnça-pintadaVU
Puma concolorOnça-pardaVU

 

Fonte: ICMBio. Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Grandes Felinos. [S.I] [2018?]. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/planos-de-acao/9326-plano-de-acao-nacional-para-a-conservacao-dos-grandes-felinos>. Acessado em: 22 de maio de 2020.

);