Infraestrutura de Transporte

“Na década de 1950, estradas pioneiras ou de penetração não asfaltadas tais como a Belém-Brasília (BR153) e a Cuiabá-Porto Velho (BR-364) abriram vastas novas fronteiras ao norte e ao oeste, até mesmo antes do asfaltamento (com empréstimos do Banco Mundial) nos anos 1970. Desde 2000, a melhoria da rodovia BR-163, de Cuiabá a Santarém, permitiu a exportação de soja de Mato Grosso por uma rota mais direta para o Atlântico, embora a pavimentação ainda esteja incompleta.

Investimentos nos portos em Porto Velho (Rondônia), Itacoatiara (Amazonas), Santarém (Pará), Itaqui (Maranhão) e Santos (São Paulo), embora estejam fora do bioma Cerrado, ao longo do Amazonas ou de seus afluentes ou na costa atlântica, são essenciais para a exportação de soja para a Europa e a China. A carne bovina também é exportada ao vivo em pé aos países do Oriente Médio, bem como aves e carne de porco congeladas.

A nova ferrovia Ferronorte de Mato Grosso ao porto de Santos e a recém-concluída ferrovia Norte-Sul, que liga o Centro-Oeste ao porto de Itaqui, em São Luís, Maranhão, por meio da ferrovia Carajás, construída na década de 1970, favorecem ainda mais a expansão da soja no Cerrado. Existem novos planos para estradas e ferrovias para o Pacífico, para facilitar as exportações para a China, que irá financiar a construção.

Como ocorre na Amazônia (Alves, 1999), as estradas em novas áreas causam grandes impactos sobre a biodiversidade do Cerrado, abrindo áreas de fronteira. Em termos líquidos para a conservação, no entanto, seria melhor concentrar os impactos ao longo das estradas e aumentar a produtividade por hectare, trabalhando com a pressão antrópica induzida pelo mercado em vez de criar áreas protegidas ao longo das estradas e empurrar a pecuária de baixa produtividade para áreas maiores, longe das estradas. Além disso, as estradas vicinais locais podem ajudar a consolidar fronteiras e reduzir sua expansão para áreas periféricas mais distantes”.

 

Fonte: SAWYER, D. Perfil Do Ecossistema: Hotspot De Biodiversidade Do Cerrado. Brasília. Supernova Design, 2018, p. 143-144.

Tamanduá-bandeira e filhote atropelados na MS-040, em Mato Grosso do Sul. Foto: Bandeiras e Rodovias
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