Feira e Festa de Sementes, Mudas e Raças Crioulas em Defesa da Biodiversidade

A II Feira e Festa das Sementes, Mudas e Raças Crioulas: em Defesa da Biodiversidade é resultado de um longo processo histórico de enfrentamento, resistências e conquistas das famílias camponesas do Brasil, da América Latina e de outros continentes pelo direito à soberania alimentar. Faz parte da luta pela construção de um projeto de agricultura camponesa brasileira baseado na produção de comida saudável e diversificada, para alimentar quem vive no campo e, principalmente, quem vive nas cidades.

Acima de tudo, a II Feira e Festa das Sementes, Mudas e Raças Crioulas existe para fortalecer as relações de respeito e valorização da biodiversidade, a íntima relação de camponesas e camponeses com a terra, em seus diferentes territórios, para consolidar práticas socioeconômicas de liberdade, solidariedade e esperança para toda forma de vida e por toda vida.

Com o intuito de promover e fortalecer a agricultura camponesa, o resgate e multiplicação de sementes crioulas, é que nasce esta ação coletiva do Movimento Camponês Popular (MCP), juntamente o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) para a realização deste evento.

Nesta ação coletiva, os camponeses e as camponesas festejam suas culturas e tradições, divulgam seu processo de luta e resistência para superação da pobreza e das precárias condições impostas ao povo camponês, trocam experiências com outras práticas de produção que respeitam o ambiente e a vida e celebram a abundância da produção camponesa que abastece a mesa do povo brasileiro. E nesse processo de trocas, também fortalecem as relações de compromisso com a preservação da diversidade cultural e ambiental e, reafirmar o direito dos povos à sua soberania alimentar, tendo a garantia de produzir e ter alimentos saudáveis para o campo e a cidade.