Restaura Cerrado

Restaura Cerrado é um grupo de pesquisa, prática e aprendizagem sobre a restauração ecológica da savana brasileiras. O grupo reúne pesquisadores e professores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, ICMBio, Embrapa Cerrados e Universidade de Brasília (Departamento de Ecologia). Também tem parcerias com a Rede de Sementes do Cerrado, o Instituto Socioambiental, Rede de Sementes do Xingu, Universidade de Campinas, Universidade de Exeter e Associação Cerrado de Pé, entre outros.

 

Nosso grupo vem testando métodos de restauração que consideram árvores, arbustos e ervas do Cerrado. Estamos desenvolvendo métodos de semeadura direta, transposição da camada superficial do solo (topsoil) de áreas mineradas e de construção civil e manejo da regeneração natural. Realizamos estudos básicos sobre requerimentos para a germinação, consórcios com plantas agrícolas, preparo do solo e controle de espécies exóticas invasoras com o objetivo de identificar e desenvolver técnicas efetivas e com boa relação custo benefício para a restauração ecológica de áreas degradadas no Cerrado. Consideramos conhecimento científico formal, conhecimentos e tecnologias locais e prática para construir métodos de restauração efetivos e que contribuam para a restauração da qualidade de vida das populações locais e das distantes também.

 

Nos últimos anos, contribuímos para a melhoria das técnicas de restauração do Cerrado, formação de profissionais da restauração ecológica e pesquisadores além de apoiar a criação de grupos de coletores de sementes capazes de produzir sementes nativas para a restauração e gerar renda a partir do Cerrado conservado. Atualmente, na Chapada dos Veadeiros, mais de 60 famílias produzem mais de 100 toneladas de sementes nativas, gerando renda mais de R$200.000 por ano a partir dos conhecimentos técnicos e tradicionais, a partir do uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.

 

Publicações:

GRUPO RESTAURA CERRADO – (researchgate.net)

 

Contato:

isabelbschmidt@gmail.com

Playlist dos vídeos sobre restauração do cerrado, com a colaboração do Grupo Restaura Cerrado:

Cerrado de volta: a restauração na Chapada dos Veadeiros

Na contramão do desmatamento, moradores da Chapada dos Veadeiros e pesquisadores se empenham na restauração de áreas degradadas por pastagens e incêndios. Todos os anos, eles se reúnem em Alto Paraíso para discutir pesquisas que ajudam a trazer o Cerrado de volta. Em 2019, a UnBTV acompanhou o VII Encontro de Pesquisadores da Chapada dos Veadeiros realizado na cidade de Alto Paraíso (GO). O encontro é uma realização do ICMBio e da UnB e conta com a participação de pesquisadores de outras instituições brasileiras

 

14 de fev. de 2020

);