Araticum

A Araticum constituiu-se como uma rede colaborativa e multisetorial, que visa atuar como uma coalizão para promover a restauração ecológica em larga escala do Cerrado. Entre seus objetivos estão alavancar restauração das diferentes fitofisionomias deste bioma, em especial savanas e campos; bem como fortalecer organizações locais (inclusive governos estaduais) com apoio técnico, metodológico e político, e integrar os diferentes setores da sociedade (inclusive setores produtivos). Organiza-se em três Grupos de Trabalho: Inteligência Territorial; Políticas Públicas; Conhecimento e Capacitação.

Entre ações já realizadas pela Araticum para gerar conhecimento técnico e apoiar o monitoramento, aconteceu em agosto o evento virtual “Governança de dados e plataformas para restauração do Cerrado”, em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura – através do Observatório da Restauração e Reflorestamento – e a Plataforma Restor. Foi um encontro para compartilhar informações sobre as plataformas de dados espaciais disponíveis hoje e avaliar estratégias de integração, com uma governança de gestão desses dados. Lançada em 2020, Araticum tem cerca de 100 participantes, entre organizações governamentais e não-governamentais, sendo que a Agroicone coordena sua Secretaria Executiva. 

 

Com intuito de celebrar o Dia Nacional do Cerrado e reunir especialistas em restauração ecológica para compartilhar experiências de recuperação e conservação desse importante bioma, a Articulação pela Restauração do Cerrado (Araticum) realizou, no dia 12 de setembro, o webinar “Dia Nacional do Cerrado – Restauração para o futuro do bioma”. A atividade aconteceu das 15h às 17h e foi transmitida pelo YouTube da Agroicone pelo link: https://bit.ly/cerrado2022

 

Contatos:

rede.araticum@gmail.com 

https://www.instagram.com/rede.araticum/

Conheça a Araticum - Articulação pela Restauração do Cerrado

);