Salve o Cerrado

O Salve o Cerrado é um projeto que une música, fotografia, artes plásticas, performance e educação ambiental com o objetivo de mobilizar agentes culturais, governo, estudantes, cidadãos e cidadãs em defesa da preservação do Cerrado, um dos mais importantes e ameaçados biomas do mundo. O bioma, também conhecido como Berço das Águas por abrigar três grandes importantes aquíferos, Guarani, Bambuí e Urucuia, está sendo destruído dia após dia pelo desmatamento causado pelo avanço das atividades agropecuárias, mineração, erosão do solo, dentre outros fatores.

 

Embora o Cerrado ocupe boa parte do território nacional, especialmente as regiões centro-oeste, nordeste e sudeste, dados apontam que restam menos 48% de área de cerrado preservada. Com a missão de dar mais visibilidade ao tema e sensibilizar a população, artistas e agentes públicos, foi criado o projeto Salve o Cerrado. O objetivo é chamar a atenção para o problema por meio da arte, da música e da fotografia e etc. A proposta é que a mobilização cultural alcance cada vez mais pessoas e pressione agentes públicos para que o pouco que resta de cerrado se torne área de preservação permanente.

 

O Salve o Cerrado nasceu para se tornar um movimento nacional de clamor pela causa cerratense, para servir de alerta para a gravidade do problema, para cutucar e unir mais mãos em apoio à causa. Afinal, a extinção do Cerrado vai custar muitas vidas, seja pela previsível falta d’água, seja pelo desaparecimento de milhares de espécies da fauna e da flora. O pontapé inicial para o nascimento do projeto foi a criação de músicas autorais, compostas pelos músicos brasilienses Tiago Mória e Atan Pinho sobre o tema, numa junção com uma coleção de fotografias de paisagens do Cerrado, captadas pelo fotógrafo Leopoldo Silva. As músicas estão sendo gravadas e serão apresentadas em um espetáculo itinerante com vários outros artistas. O projeto quer ainda juntar outros artistas que produzem sobre o tema, somar vozes nessa luta e ampliar esse movimento.

 

Contatos:

WhatsApp: 61 99981-6599 

Instagram: @projetosalveocerrado   

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCg0wjIBF-h6durKi8k-ruaw/videos

);