Projeto CERES
A implementação do projeto a está baseada em uma abordagem integrada da paisagem com plataformas multi-stakeholders, instrumentos de participação social e o aprimoramento de mecanismos técnicos e financeiros de recuperação ambiental. Essas redes disseminarão boas práticas agrícolas, dando mais robustez a cadeias de valor da sociobiodiversidade, com foco e no fortalecimento de políticas e sistemas de gestão de recursos hídricos e fundiários.
O CERES também visa apoiar a redução do desmatamento no Cerrado, o que significa que também haverá interlocução com produtores de maior escala para soluções mais sustentáveis para a ampliação de área produtiva através da reabilitação de áreas degradadas, para reduzir a pressão por mais conversão de vegetação nativa.
O Projeto CERES tem duração prevista de quatro anos e apoio da União Europeia. Reúne organizações não governamentais do Brasil e Paraguai, como o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), WWF-Brasil e WWF-Paraguai, com coordenação do WWF-Holanda.