Cerrativismo

O ISPN, em 30 anos apoiando iniciativas comunitárias, aprendeu que para transformar realidades, é necessário começar pela transformação das pessoas. Com o Projeto Cerrativismo, uma iniciativa para fortalecer o ativismo pelo Cerrado, pôde-se ver esse aprendizado materializado em práticas e ações. Por meio de formações, lideranças comunitárias do Oeste da Bahia foram instrumentalizadas para ampliar e qualificar sua atuação, com o intuito de contribuir para um melhor equilíbrio de forças atuantes no território e para gerar benefícios socioambientais na região e no bioma como um todo. E é a história desse movimento e dessas pessoas que conta o livro Cerrativismo: uma experiência inspiradora para formação de agentes de mudança.

Esperamos que a leitura seja inspiradora para outras iniciativas que visem apoiar, fortalecer e instrumentalizar mais cerrativistas, e também “caatingativistas”, “amozonidativistas”, “atlanticativistas” e muitas pessoas que se sintam chamadas a atuar pela defesa de biomas e territórios ameaçados.

Para realizar o projeto, o ISPN contou com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) e estabeleceu parceria com duas organizações que têm longa trajetória de atuação nessa região: a Agência 10Envolvimento e a Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR).

Para conhecer mais clique abaixo
);